Capital
Evento

5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres neste fim de semana

Evento reunirá quase 500 delegadas de todas as regiões do estado entre 22 e 24 de agosto.

Compartilhe:
22 de agosto de 2025
Sara Oliveira
5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres neste fim de semana
Evento com quase 500 delegadas vai até o próximo domingo; encontro consolida propostas das etapas municipais e prepara participação do estado na Conferência Nacional. (Foto de banco de imagens)

A Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro (SEM-RJ) e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM-RJ) preparam a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2025, no Hotel Windsor Guanabara, no Centro da capital. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o encontro reunirá 462 delegadas eleitas nas etapas municipais realizadas entre abril e agosto.

O objetivo é consolidar as propostas levantadas em cada município e transformá-las em políticas públicas que promovam igualdade, segurança e justiça social para as mulheres. A etapa estadual também será responsável por eleger as representantes do Rio de Janeiro para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, marcada para ocorrer em Brasília entre 29 de setembro e 1º de outubro.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e presidente do CEDIM-RJ, Heloisa Aguiar, o evento simboliza um avanço importante. “A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é um marco para o Rio de Janeiro. Depois de quase dez anos sem a realização dessa etapa, vamos reunir quase 500 mulheres de todas as regiões do estado para consolidar propostas construídas de forma democrática nas conferências municipais e regionais”, afirmou.

Para viabilizar a etapa estadual, o Governo do Estado investiu R$ 3,2 milhões, cobrindo hospedagem das participantes vindas de municípios mais distantes, alimentação para as delegadas e toda a estrutura necessária.

Entre 2023 e 2025, o estado do Rio de Janeiro quase triplicou o número de secretarias municipais da mulher. Em 2023, existiam 36 Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), sendo nove secretarias. Em 2024, o número passou para 40, das quais 16 eram secretarias, e em 2025 já são 47 OPMs, sendo 27 secretarias.

O crescimento, segundo Heloisa, reforça o trabalho conjunto entre governo e sociedade civil: “Cada organismo criado significa mais portas abertas, mais acolhimento e mais proteção. É dessa união que nasce a transformação social que queremos para o nosso estado”.

A conferência contará ainda com a participação de representantes de diferentes setores, como saúde, educação, assistência social, cultura, habitação, trabalho e segurança. O encontro também dará visibilidade a mulheres historicamente excluídas dos processos de decisão, incluindo jovens, idosas, mulheres com deficiência, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, de comunidades rurais, indígenas e tradicionais.

Serviço da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Data: 22 a 24 de agosto de 2025
Horários: sexta-feira (17h às 21h) / sábado (8h às 18h) / domingo (8h às 15h)
Local: Hotel Windsor Guanabara – Av. Presidente Vargas, 392, Centro, Rio de Janeiro


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */