A primeira semana do ano começa com 421 vagas de emprego com faixa salarial de R$ 1.187 a R$ 3.674 na cidade do Rio e na Região Metropolitana. Segundo a Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE) da Prefeitura do Rio, são postos abertos para todos os níveis de escolaridade. Do total, 154 vagas são destinadas aos trabalhadores com deficiência (PCDs).
Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Arraes, o objetivo principal do município em 2023 é priorizar as pessoas que vivem em áreas da cidade que mais precisam de emprego. “O prefeito nos orientou a priorizar a inclusão produtiva neste ano, ou seja, levar as vagas de trabalho que já oferecemos na cidade formal para o interior das comunidades informais, onde estão as pessoas que mais precisam”, afirmou.
O secretário completa que o objetivo é trabalhar intensamente pela inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social no mundo do trabalho, seja via emprego formal ou através do empreendedorismo. Com isso, a expectativa é promover renda para combater “processos crônicos de exclusão social”.
Como se candidatar às vagas de emprego
A lista de vagas de emprego inclui oportunidades para as funções de doméstica (61 vagas) em bairros da Zona Sul; para motorista carreteiro em Campo Grande (25 vagas); e babá (24 vagas), para os candidatos com disponibilidade para trabalhar na Barra da Tijuca, Recreio e Botafogo.
Para concorrer às vagas de emprego, os interessados devem, preferencialmente, preencher um formulário online, disponível por meio deste link . Quem desejar pode também enviar o currículo para o e-mail trabalho.smte@gmail.com. Para as oportunidades destinadas aos trabalhadores com deficiência, é preciso enviar o currículo para o e-mail vagaspcd.smte@gmail.com.
Quem não é familiarizado com essas ferramentas pode comparecer a um dos sete Centros Municipais de Emprego, das 8 às 16h. Confira os endereços:
- Campo Grande (Rua Coxilha, s/n);
- Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 921),
- Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080),
- Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58),
- Tijuca (Rua Camaragibe, 25),
- Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, CIAD- exclusivo para pessoas com deficiência)
- Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400 salas 172 e 173 – único que tem horário diferenciado, das 9 às 17h).
A lista completa com as vagas está disponível no site da SMTE, no link.