Fãs do ex-jogador Roberto Dinamite terão a chance de se despedir do eterno ídolo do Vasco da Gama nesta segunda-feira (9), em São Januário, na Zona Norte do Rio. O velório de Dinamite será aberto ao público, no gramado do estádio, de 10h às 19h, como informou o clube onde o craque fez história. A entrada do público será feita pelo portão 3. Os sócios do Vasco podem acessar pela entrada social.
Dinamite realizava tratamento contra um câncer no intestino desde o final de 2021, mas teve uma piora no quadro e foi internado no sábado (7) no Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Ele faleceu no domingo (8).
O clube informa, ainda, que nesta terça-feira (10), o velório continua para os familiares e seus convidados, em São Januário, de 9h às 10h, para uma cerimônia de corpo presente. Em seguida, o corpo de Roberto Dinamite será levado, às 10h30, para o Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias, onde será sepultado ao lado de seus pais.
O Vasco da Gama decretou luto oficial de 7 dias. As bandeiras do clube em todas as suas sedes estarão a meio mastro e suas equipes participarão de competições com a tarja negra de luto em seus uniformes. A guarda de honra do remo do Vasco estará postada junto a Roberto durante a permanência do corpo em São Januário.
Dinamite, ídolo maior do Gigante da Colina
Carlos Roberto Gama de Oliveira nasceu em 13 de abril de 1954, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O apelido que marcou a carreira foi dado em 1971, após marcar o primeiro gol pelo Vasco em uma vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, aos seus 17 anos. A manchete do Jornal dos Sports do dia seguinte foi a certidão de batismo: “Garoto-dinamite explodiu”.
Foi no estádio em que seu corpo será velado que Dinamite marcou 184 dos 708 gols pelo Vasco. Com o clube, ele conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). O artilheiro também jogou pelo Barcelona, na Espanha, e teve passagens pela Portuguesa e pelo Campo Grande, no Brasil.
Ele se aposentou dos gramados em 1993, ano em que assumiu seu primeiro mandato na política, como vereador pelo PSDB no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Dinamite se elegeu deputado estadual para o primeiro de cinco mandatos. O ex-jogador também foi eleito presidente do Vasco em 2008, posto que ocupou até 2014.
Marcas de carreira de Dinamite:
- 1.110 jogos pelo Vasco da Gama (jogador que mais vestiu a camisa do Clube)
- 708 gols pelo Vasco da Gama (maior artilheiro da história do Clube)
- Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (190 gols)
- Maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do RJ (279 gols)
- Maior artilheiro da história de São Januário (184 gols)
- Maior artilheiro da história dos confrontos do Vasco com seus principais rivais:
- Vasco x Flamengo (27 gols x 19 gols de Zico)
- Vasco x Fluminense (36 gols x 12 gols de Waldo)
- Vasco x Botafogo (25 gols x 17 gols de Quarentinha)
- Autor do gol mais bonito da história do Maracanã (1976)