Jovens da Cidade de Deus, na Zona Oeste da capital fluminense, ganharam um espaço para participar de cursos gratuitos com foco na indústria 4.0. O primeiro curso oferecido pela Prefeitura do Rio começou nesta quarta-feira. As aulas serão no Espaço da Juventude, equipamento inaugurado na terça-feira (10) pelo prefeito Eduardo Paes e o secretário da Juventude Carioca (JUVRio), Salvino Oliveira, na comunidade.
O espaço onde os cursos gratuitos serão ministrados funciona dentro de um contêiner sustentável de 40 metros quadrados. O objetivo é automatizar e conectar os processos industriais por meio da computação em nuvem, da inteligência artificial e da robótica. Logo no início, serão oferecidas 150 vagas para o curso de Internet das Coisas (IOT).
“Estamos inaugurando um espaço que permite à juventude desenvolver habilidades para o que chamamos de profissões do futuro, que não são mais o futuro e sim o mercado de trabalho que está colocado. As pessoas saem de um curso daqui, por mais curto que ele possa ser, mas que pode significar um emprego, uma posição adequada de trabalho”, afirmou o prefeito.
Este já é o segundo equipamento público da JUVRio com essa proposta. O primeiro foi inaugurado em setembro de 2022, no Estácio, região central do Rio. O objetivo é que o total de equipamentos chegue a sete no futuro.
De acordo com o secretário, o Espaço da Juventude poderá significar uma nova chance para o futuro de 500 jovens.
“Estar aqui, hoje, é extremamente emocionante. Estar na minha comunidade, no lugar em que fui criado e poder devolver tanto do que me foi dado, é importante demais. Esse equipamento será capaz de formar 500 jovens por mês na área tecnológica. Esse é um espaço para capacitar jovens nas profissões do futuro, podendo fazer com que eles saiam daqui direto para o mercado de trabalho. Esse momento é tão marcante, tão simbólico, que temos aqui hoje lideranças de mais de 20 favelas do Rio”, afirmou.
150 vagas abertas para cursos gratuitos
O primeiro dos cursos gratuitos do Espaço da Juventude já está com inscrições abertas. Interessados devem preencher um formulário de participação no curso de Internet das Coisas (IOT), disponível no Instagram da secretaria: https://www.instagram.com/juvrio/. As aulas começaram nesta quarta-feira (11). As 150 vagas disponíveis estão divididas em 30 para cada um dos horários, totalizando cinco turmas: manhã (8h às 10h15 e 10h30 às 12h30), tarde (13h30 às 15h30 e 15h45 às 18h) ou noite (das 19h às 21h).
O curso oferecerá uma formação sobre o momento atual da tecnologia, na qual objetos e outros dispositivos, como maçanetas, lâmpadas, eletrodomésticos, computadores e celulares estão conectados à rede mundial de computadores.