As obras de revitalização da Alameda São Boaventura, uma das mais movimentadas de Niterói, no Leste Fluminense, já podem sair do papel. O prefeito Axel Grael assinou, nesta semana, a ordem de início das obras, que incluem modernização dos corredores viários, melhoria e ampliação da rede de drenagem, pavimentação das vias, acessibilidade das calçadas e implantação de uma ciclovia.
Segundo o município, esta deve ser a maior obra que a gestão pretende entregar durante o ano em que a cidade completa seu 450º aniversário. “Essa obra, em especial, é um desafio para a gente, já que é uma obra grande, que vamos tentar fazer com o mínimo de impacto para quem passa diariamente pela Alameda. Eu tenho certeza de que a transformação que essa obra vai trazer vai valer muito a pena. Vamos tomar todas as medidas para que essa obra siga com a maior qualidade e em menor tempo”, prometeu o prefeito.
Nova iluminação na Alameda
Além das obras, a via vai receber nova iluminação em LED e novo paisagismo. O investimento previsto é de R$ 114 milhões. Para o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carreira, a obra dará aos moradores da região mais qualidade de vida.
“Essa obra vai revitalizar por completo a Alameda, com macrodrenagem, com a transformação do local em um ambiente acessível, vamos colocar toda a fiação de telefone e energia subterrâneas, além da instalação de ciclovias. Outro ponto importante será a implantação de espaços de lazer para crianças e adultos em diversos pontos, com parquinhos, quadras, mesas etc”, explicou.
Já o secretário de Urbanismo e Mobilidade de Niterói Renato Barandier afirmou que a obra melhorará a qualidade urbanística da Zona Norte da cidade. “A reurbanização da Alameda é a maior obra da história da região norte de Niterói, que vai mudar a cara não só do Fonseca [bairro em que a via está localizada], mas de toda a região norte da cidade”, diz.
O secretário acrescentou que, a partir de agora, haverá novas estações de ônibus dos módulos da transoceânica e uma ciclovia nos dois sentidos.
Obra faz parte das comemorações dos 450 anos
O projeto de revitalização da Alameda São Boaventura faz parte do Plano Niterói 450 Anos, no eixo Zona Norte, região para a qual estão previstos investimentos de R$ 415 milhões até 2024.
A obra também faz parte dos projetos do Plano de Mobilidade Urbana. Ele inclui a expansão da malha cicloviária da cidade, a nova rotatória de Camboinhas, o acesso à Rua Mem de Sá, a revitalização do trecho norte da Avenida Marquês de Paraná e de toda a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro.