A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, sedia nesta semana a 2ª edição do ID:Rio, evento que promove a criatividade do trade da moda no estado, fortalecendo conceitos de economia circular e sustentabilidade. O evento é apresentado pela Enel Distribuição Rio, fornecedora de energia com ampla atuação no estado.
Gratuito e voltado a profissionais, empreendedores e estudantes de toda a cadeia produtiva da moda fluminense, o evento é multiplataforma e reúne shows, desfiles, jornada de conhecimento, exposição, podcasts e feira de design, moda autoral e gastronomia. São esperados 9 mil visitantes no ID:Rio.
Para participar basta se inscrever através da plataforma Sympla, pelo link disponibilizado no Instagram do evento. De 26 a 29 de janeiro, as atividades do ID:Rio concentram-se em três pontos diferentes de Niterói: na Arena Cantareira, na Praça Zumbi dos Palmares e na Sala Nelson Pereira dos Santos.
Por dentro do ID:Rio
A Arena Cantareira vai receber um desfile colaborativo da coleção Energia Enel Brasil, fruto de uma parceria entre costureiras de grupos produtivos apoiados pela Enel por meio do programa Enel Compartilha Empreendedorismo e alunos do Instituto Europeu de Design do Rio (IED Rio).
As peças foram confeccionadas a partir do reaproveitamento de uniformes antigos da distribuidora que seriam descartados. O objetivo do desafio, que uniu inovação e criatividade, era impactar o mínimo possível o meio ambiente.
Na Praça Zumbi dos Palmares, a “Casa Enel” vai exibir e vender peças de pequenos grupos produtivos apoiados pela Enel Brasil através do programa Enel Compartilha Empreendedorismo. O stand da Enel no ID:Rio terá a presença do ARTESANIAS, um projeto piloto de sustentabilidade de diversas artesãs empreendedoras da região metropolitana do Rio que visa a geração e distribuição de renda através da venda de produtos criados a partir do conceito de economia circular.
“A Enel, além de levar energia para a casa das pessoas, também é uma das principais patrocinadoras de cultura do Brasil. Com o ID injetamos energia nos empreendedores do mundo da moda, reforçando conceitos de reaproveitamento e economia circular, gerando emprego, renda e movimentando a economia. Tudo isso faz parte do nosso propósito de trabalhar por um amanhã melhor para todos”, explica Fernando Rodrigues, responsável por Marca na Enel.
O ID:Rio também conta com shows de artistas brasileiros renomados, como Fernanda Abreu, Nando Reis, Melim, Fernando Rosa, entre outros. A retirada dos convites gratuitos para os shows será feita através de inscrições via Sympla, com posto de distribuição no Shopping Plaza, em Niterói. O acesso ao evento é recomendado para jovens a partir de 16 anos. Pessoas abaixo dessa faixa-etária podem comparecer, desde que acompanhados pelo(a) responsável.
Com o tema “Identidades Digitais”, o Summit da 2ª edição do ID:Rio é assinado e tem curadoria do Caderno Ela, do jornal O Globo. O Ela Fashion Summit trará jornada de palestras e talks para a Sala Nelson Pereira dos Santos.
Uma das novidades da segunda edição do ID:Rio é que, a programação será ampliada para a capital fluminense entre os dias 30 de janeiro e 25 de fevereiro, na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro da cidade. Além de ser o cenário para a gravação de uma série de podcasts semanais com temas ligados a sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, o local também abrigará peças da coleção Energia Enel Brasil.
Toda a programação de palestras, desfiles e shows será transmitida ao vivo no canal do ID:Rio no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCVbBIL1fuAoQJ_6UBtLJH8g/videos. Para mais informações, acesse o site do evento: http://www.idriofestival.com.br/.
A segunda edição do festival ID:Rio tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.