A tradicional Folia de Reis, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, promete animar a cidade neste fim de semana. Prevista para acontecer originalmente no dia 6 de janeiro, a festa organizada pela prefeitura foi transferida em função das condições climáticas à época.
Os festejos estão marcados para esta sexta-feira (27), a partir das 20h na Praça da Cidadania, e no domingo (29), a partir das 10h, no Pontal de Santo Antônio.
Segundo o município, o tradicional evento de cultura popular tem programação gratuita, com a participação dos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D’alva”. A folia “Boi da Abissínia” vai abrir espaço para os grupos passarem com o cortejo no meio do público.
Folia de Reis é Patrimônio Cultural Imaterial
Por força de lei, sancionada em março de 2021, a Folia de Reis foi transformada em Patrimônio Cultural Imaterial de Cabo Frio. Com a sanção, o Dia de Reis passou também a integrar o Calendário Oficial de Eventos da cidade.
O festejo é uma manifestação folclórica que celebra a adoração dos magos ao nascimento de Jesus Cristo. A festa se caracteriza como um cortejo de cantos religiosos e humorísticos, com elementos musicais e presença de vários instrumentos. Entre eles estão acordeons, violões, violas, reco-reco, caixas, pandeiros, entre outros.
No festejo, cada componente tem um papel: o dono da folia tira o alvará de saída junto ao delegado; o mestre folião puxa o coro e comanda as entradas com um apito; o palhaço é muito admirado pelo público e o alferes conduz a bandeira que representa para a Folia de Reis o que a estrela guia representou para os reis magos.