A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e o Sistema Fecomércio do estado (Sesc RJ e Senac RJ) oficializaram uma parceria para fazer dos desfiles das Escolas de Samba do Rio o maior evento lixo zero do mundo. O objetivo é evitar o descarte incorreto de toneladas de resíduos do evento.
Batizado de Recicla Sapucaí, o programa contará com 15 máquinas de corte e fragmentação de metais, plásticos e vidros dispostas pela passarela do samba, onde o público poderá descartar o lixo. Agentes também vão circular pelo público informando sobre a iniciativa. A parceria foi assinada pelos presidentes da Liesa, Jorge Perlingeiro, e do Sistema Fecomércio RJ, Antônio Florêncio.
Parceria Liesa, Fecomércio e Abralatas
As latinhas de alumínio terão uma atenção especial do Programa Cada Lata Conta, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). Mais de 100 catadores de cooperativas do Rio de Janeiro farão a coleta, triagem e destinação correta dos resíduos.
Segundo a Fecomércio-RJ, todo material recolhido será revertido para os próprios catadores. No ano passado, foram coletadas 8 toneladas de latinhas na Sapucaí, e este ano a previsão é de que sejam coletadas entre 8 e 10 toneladas.
“Esse é apenas o pontapé inicial de uma parceria que vai se estender ao longo de todo o ano, porque o Sistema Fecomércio RJ tem todo um arsenal de ferramentas que permite a capacitação e o suporte àquelas pessoas que fazem do carnaval o maior espetáculo da Terra”, disse Antônio Florêncio.
Já Perlingeiro destacou que a parceria ampliará o trabalho da Liesa junto às comunidades. “Nós não fazemos só carnaval, nós temos projetos junto às nossas 12 comunidades. O Sesc e o Senac têm muito a contribuir com ações sociais e cursos profissionalizantes durante todo o ano”, afirmou.
Sesc e Senac na Sapucaí
O acordo prevê, ainda, que alunos do Senac coloquem em prática seus conhecimentos na avenida, tais como customização de roupas, maquiagem cenográfica e cobertura fotográfica. A Cidade do Samba e a Sapucaí estarão abertas ao Sesc, ao longo de todo o ano, para passeios de projetos como Turismo Social, Educação Infantil e Sesc+ Esporte.