O Secovi Rio reuniu grandes especialistas do mercado imobiliário no dia 9 de fevereiro, no auditório da Fecomércio RJ, para mais uma edição do evento Panorama, que tem o objetivo de abordar o desempenho do setor e apresentar as principais tendências para o ano.
O presidente do Sindicato, Pedro Wähmann, fez a abertura do encontro para uma plateia lotada de profissionais de corretoras, construtoras, imobiliárias, administradoras, investidores e outros interessados.
Os temas abordados nas palestras destacaram indicadores de 2022 relacionados a condomínios, locação, venda, compra, ações condominiais e locatícias, lançamentos e financiamentos em todas as regiões da cidade. Além disso, o Panorama também trouxe os aspectos da economia que poderão afetar o setor da habitação ao longo de 2023.
Luz sobre o mercado imobiliário
Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio, abriu a rodada de palestras com uma abordagem detalhada sobre o mercado imobiliário, com base nos estudos elaborados pelo Centro de Pesquisas e Análise da Informação do Secovi Rio.
Cláudio Hermolin, presidente da Sinduscon-Rio, apresentou as tendências de lançamentos do mercado imobiliário imobiliário na cidade, fazendo uma abordagem objetiva e esclarecedora sobre o assunto. Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLa, explicou ao público como anda o mercado de imóveis corporativos no Rio e as soluções que estão ganhando destaque na América Latina no segmento comercial.
Para fechar a programação, o Panorama trouxe a palestra do economista e superintendente adjunto para inflação da FGV IBRE, André Braz, que detalhou os indicadores econômicos e como o mercado imobiliário vem ajudando a impulsionar o país. “O mercado imobiliário carioca é super importante para o estado do Rio de Janeiro, responsável por empregar inúmeras pessoas e movimentar outros setores. É fundamental acompanhar de perto o seu desenvolvimento e foi exatamente esse o objetivo da nossa palestra”, disse.
Nesta edição, o evento teve o patrocínio das empresas: Haganá, BKR Auditoria Externa, Wohpag, Hiperdados e GSB Grupo Solar Brasil, que oferecem serviços diferenciados a condomínios de diversos portes e outros empreendimentos do setor imobiliário, com soluções focadas em gerar resultados no mercado imobiliário e eficiência aos clientes.
Secovi Rio participa da reunião do Conselho de Consumidores da Light
No último dia 10 de fevereiro, a Coordenadora de Assuntos Institucionais e Legislativos do Secovi Rio, Laura Suárez, participou da reunião do Conselho de Consumidores da Light. Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da concessionária, Otávio Leite, foi realizada capacitação sobre perdas técnicas e não técnicas de energia elétrica pelas Superintendências de Recuperação de Energia e de Regulação.
A reunião também teve com a participação de representante da Coordenadoria de Áreas Verdes da Comlurb para tratar sobre a poda de árvores na cidade.
Vale lembrar que os Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica foram criados em 1993 e são voltados para a orientação, análise e avaliação das questões ligadas a fornecimento, tarifas e qualidade do fornecimento de energia elétrica da respectiva distribuidora, além de cooperar com a empresa não apenas no desenvolvimento e na disseminação de programas educativos destinados à orientação dos consumidores sobre a racionalização do uso da energia elétrica, mas também na prestação de esclarecimentos à sociedade sobre os direitos e deveres inerentes à contratação do serviço.
Publicada lei que obriga a instalação de dispositivos de acessibilidade nos elevadores de condomínios
Publicada em 21/12/2022 a Lei Complementar nº 259, que revoga a Lei 2.983, de 13 de janeiro de 2000 e estabelece a obrigatoriedade da instalação de sinalização tátil e sonora nos elevadores de uso público, de uso coletivo e uso privado em edificações multifamiliares situadas no município do Rio de Janeiro, desde que disponham de elevadores para uso coletivo.
A referida Lei define como sinalização sonora aquela realizada composta por conjunto de sons que permitem a compreensão pela audição e a sinalização tátil a composta por informações em relevo, como texto, símbolos e braile.
Esses dispositivos de acessibilidade deverão ser instalados em conformidade com os padrões estabelecidos nas normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O prefeito editará Decreto para regulamentação desta Lei Complementar. Esta Lei Complementar entrará em vigor após decorridos vinte e quatro meses de sua publicação. Acesse aqui a íntegra da Lei no site www.secovirio.com.br ou aqui neste link.
A Coluna Secovi Rio em Ação é produzida com material enviado pelo Secovi Rio, que atua há mais de 80 anos na prestação de serviços de excelência para o desenvolvimento do segmento da habitação.