Capital
Carnaval 2023

Prefeitura do Rio apresenta o plano operacional para o Carnaval 2023

Para o folião que estiver no Rio, não faltarão opções para curtir o período de pré-Carnaval e os dias oficiais da festa.

Compartilhe:
17 de fevereiro de 2023
Vinicius
<strong>Prefeitura do Rio apresenta o plano operacional para o Carnaval 2023</strong>
A programação vai além dos blocos e tradicionais desfiles na Marquês de Sapucaí.

A prefeitura do Rio apresentou o plano operacional para o Carnaval 2023 na Marquês de Sapucaí, Nova Intendente, Terreirão do Samba e para os desfiles dos blocos de rua. O prefeito Eduardo Paes, o governador Cláudio Castro e o presidente da Riotur, Ronnie Costa, além de representantes de diversos órgãos da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado, estiveram presentes na divulgação do plano, na última terça-feira (14/2), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, na Zona Portuária da Capital.

“O Carnaval é a maior manifestação cultural do Brasil e a sua origem nesse formato se dá a partir do Rio de Janeiro. É uma atividade cultural muito importante para nossa cidade e para o estado, também no aspecto econômico. A Riotur e a Fundação João Goulart divulgaram um estudo mostrando o impacto econômico do Carnaval na vida da cidade e do estado. Uma atividade econômica fundamental, que gera muito emprego, traz riqueza. Fica o nosso convite para que todos venham ao Rio de Janeiro”, afirmou Eduardo Paes.

“Para que a cidade e o estado cresçam tem de existir um trabalho em parceria, em que estado e município conversem. São ambos querendo fazer mais pelo Carnaval. Todo mundo hoje se sente responsável pelo Carnaval, e quando isso acontece temos essa sinergia que vai fazer, com certeza, que esse seja o maior Carnaval da história do Rio e do Brasil. E o governo do estado não medirá esforços para que seja o Carnaval mais seguro da história. Seremos extremamente rigorosos e implacáveis para defender as mulheres”, disse o governador Cláudio Castro.

Prefeitura divulga opções para todos os tipos de Carnaval

Para o folião que estiver no Rio, não faltarão opções para curtir o período de pré-Carnaval e os dias oficiais da festa. A programação vai além dos blocos e tradicionais desfiles na Marquês de Sapucaí. Na celebração mais democrática da cidade, as atenções também estarão voltadas para o Terreirão do Samba. Os ingressos custam R$ 20.

A programação teve início no fim de semana passado, e os demais shows começam nesta sexta-feira e seguem no dia 18 (sábado), 19 (domingo), 20 (segunda) e 21 (terça-feira). A última sequência de apresentações será na sexta-feira pós-carnaval (dia 24) e no sábado do Desfile das Campeãs (dia 25).

O esquema de infraestrutura montado especialmente para os shows inclui a instalação de dois postos médicos, com uma ambulância em cada posto; 28 quiosques de venda de bebida e comida; e 65 banheiros químicos. A segurança externa será feita pela Polícia Militar. Os shows são realizados a partir das 20h. O endereço do Terreirão é Rua Benedito Hipólito 66, Centro.

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destacou a grandeza da festa e lembrou que as celebrações já começaram na cidade.

“Trouxemos todos os órgãos envolvidos nessa grande festa, tanto do município quanto do estado, para apresentar em conjunto o melhor para a população. Para que as pessoas possam curtir a folia com segurança e com conforto que a infraestrutura oferece. O Carnaval já começou há duas semanas, com os blocos de rua, com o Terreirão do Samba e os ensaios técnicos. E agora vamos levar até o final com muita presteza e segurança, para que os foliões possam voltar a se abraçar e curtir”, declarou Ronnie Costa.

Desfile da Nova Intendente Magalhães

Endereço histórico do Carnaval carioca, os tradicionais desfiles na Estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire, a partir deste ano serão em um novo ponto. Para abrigar, em quatro noites de desfiles das escolas do Grupo B e das Séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E), a festa da Intendente foi transferida para a Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, mais ampla e com infraestrutura para abrigar o público e para a mobilização do staff e dos carros alegóricos.

Com a Nova Intendente, as agremiações terão uma passarela de  350 metros para apresentar seu enredo. A estrutura apresenta também um espaço de oito metros de largura, permitindo um número maior de integrantes por ala e até a construção de carros alegóricos de dimensões maiores.

Para dar mais segurança ao espaço, serão proibidos vendedores autônomos e a comercialização de bebidas em garrafas de vidro.

Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, acontecem na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), a partir das 18h; e na sexta-feira (24), no sábado (25) e no domingo (26), a partir das 20h. Este ano, os desfiles devem reunir, aproximadamente, 200 mil pessoas, entre passistas, ritmistas, pessoal de apoio e público em geral. Serão cinco dias de muita música e samba no pé, com entrada gratuita.

Blocos de rua

Quem quiser curtir a folia nas ruas da cidade este ano vai encontrar o maior esquema operacional já produzido até hoje para a grande festa. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.

Este ano, 613 blocos pediram autorização para desfilar. Em 2020, 754 pediram autorização e 427 desfilaram. Entre os ajustes realizados pela Prefeitura na logística da festa, estão a redução dos desfiles da Zona Sul, que foram remanejados para outros pontos da cidade, resultando num número menor do que em 2020. Naquele ano, foram 110, e agora serão 94 desfiles pela região.

Serviços de saúde e limpeza

Ao todo, a Prefeitura vai disponibilizar 220 ambulâncias e oito postos médicos, que serão operados pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade. O folião vai contar com 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs).

Dez mil vendedores autônomos serão cadastrados, identificados com colete e receberão treinamento da Riotur para atuar nos blocos. E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar a maior estrutura já utilizada pela companhia durante o carnaval, com 2.550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio portes e mil contentores de 240 litros.

O projeto de gestão de resíduos sólidos, que acontece em parceria com diversas cooperativas de catadores do Grande Rio, tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental e visual causado pelo descarte incorreto de resíduos nas ruas. Através do projeto, a limpeza urbana durante o período de Carnaval é agilizada, e centenas de famílias ligadas a cooperativas de catadores ganham renda extra.

Prática comum durante o Carnaval, o hábito de urinar nas ruas será severamente punido este ano. Além de receber uma multa de R$748,61, quem for flagrado urinando na rua poderá ser conduzido a uma unidade policial por atentado ao pudor. E os reincidentes vão pagar uma multa 58% mais alta.

Responsável, desde 2010, pela infraestrutura e pela produção do Carnaval de Rua do Rio, a Dream Factory assume a instalação de banheiros químicos, torres de monitoramento, o suporte ao trânsito (agentes de tráfego e painéis de sinalização), organiza a venda de bebidas (credenciamento dos vendedores autônomos, com fornecimento de isopores, coletes e credenciais), o recolhimento de lixo reciclável, a proteção dos canteiros e monumentos, e a estrutura de ambulâncias, entre outros itens, sempre de acordo com o planejamento da Riotur e de órgãos municipais.

Serão instalados por toda a cidade painéis de LED para orientação do trânsito; 15 pontos de venda de bebidas e similares; 30 postos de abastecimento móveis para os vendedores autônomos; 480 metros lineares de grades para operação de cercamento do Túnel Marcelo Alencar; 12 veículos tipo pick-ups darão apoio da operação dos órgãos da Prefeitura, contribuindo na coordenação e fiscalização do Carnaval de rua; 200 contêineres de 240 litros com 75 mil sacos plásticos de lixo de 150 litros; e 300 grades para operação da CET-Rio.

Seguindo o cronograma estabelecido em conjunto com a Riotur, a Dream Factory instalou cercas de proteção de jardins, monumentos e canteiros de vegetação em praças e locais que estejam no trajeto dos blocos autorizados pela Prefeitura. Ao todo, serão utilizados 20 mil metros lineares de cercas.

Entre os canteiros protegidos estão os das orlas da Barra, Recreio, Ipanema e Leblon. Além disso, outros pontos de maior concentração de público, como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro, a Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, e o Aterro do Flamengo também receberão proteções. Já entre os monumentos, 26 terão cercamento, entre eles o monumento de Tiradentes, Obelisco, Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Chafariz Marechal Âncora, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Chafariz da Praça São Salvador, Monumento a Noel Rosa, Praça Barão de Drummond, entre outros.

Sambódromo

Nos dias 17, 18, 19, 20, 25 e Sambódromo recebe os desfiles das Escolas de Samba da Série A, do Grupo Especial e das Escolas Mirins, totalizando 43 agremiações. Estas agremiações são representadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) e Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (Aesm-Rio).