Por Leonardo Nogueira
Após o recesso de Carnaval, o Café do trabalhador, programa do Governo do Estado em parceria com prefeituras municipais, está de volta. Em Campos, no Norte Fluminense, a ação que fornece a primeira refeição do dia a preço popular de R$ 0,50, volta à ativa no dia 23 (quinta-feira).
Com o programa, a prefeitura de Campos oferece café ou, então, café com leite, pão com manteiga e uma fruta pelo valor de R$ 0,50. Os atendimentos, de 6h30 às 8h, serão na Praça do Amarelinho e na Rodoviária Roberto da Silveira, com a meta de 500 cafés de manhã por dia.
Administrado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), o programa chegou à marca de 1 milhão de cafés servidos em apenas seis meses de funcionamento.
Ao todo, já são 27 municípios atendidos e 28 pontos em diferentes localidades no estado. A iniciativa é oferecida em estações de transporte público e destinada a trabalhadores, estudantes, idosos e transeuntes.
Café do Trabalhador nas cidades
O Café do Trabalhador está presente nos seguintes municípios: São Gonçalo, Magé, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Campos, Itaocara, Campos dos Goytacazes, Itaboraí, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, São João da Barra, Teresópolis, Barra Mansa, Rio das Ostras, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Tanguá, Queimados, Guapimirim, Rio Bonito, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Três Rios, Cordeiro, Nova Iguaçu e Mendes.