Com um saldo de 10 toneladas de resíduos coletados, o projeto Recicla Sapucaí, que atuou no desfile de Escolas de Samba do Carnaval carioca, foi reconhecido como a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo pelo Livro dos Recordes – Guinness World Records.
A iniciativa, capitaneada pelo Sesc RJ, em parceria com a Liesa, promoveu o descarte correto de resíduos sólidos durante o carnaval deste ano no sambódromo do Rio de Janeiro.
Do total recolhido, durante os desfiles da Série Ouro, Grupo Especial e o das Campeãs, mais de 8,8 toneladas eram apenas de latas de alumínio. De acordo com a Fecomércio, toda a renda obtida será revertida aos 108 catadores contratados.
Além das latas, o projeto também coletou garrafas PET, de vidro e outros resíduos com a ajuda de 15 máquinas Retorna Machine, que troca as garrafas por pontos para o consumidor. Usado para reciclagem de vidro, um outro equipamento triturou as garrafas de vidro dispensadas pelos bares, transformando-as imediatamente em areia.
Dias de desfiles tiveram coleta de óleo
Coletoras de óleo também funcionaram para reciclagem de óleo vegetal usado pelas cozinhas das áreas de alimentação. Presidente da Fecomércio-RJ e do Sesc Rio, Antonio Florencio de Queiroz Júnior afirmou que o reconhecimento pela ação reforça a necessidade de agirmos de forma prática em prol do meio ambiente.
“Ao mesmo tempo em que conseguimos dar uma destinação correta a toneladas de resíduos sólidos, contribuímos para a geração de renda e a dignidade de dezenas de famílias que tiram seu sustento desses materiais.”, afirmou.
A iniciativa de reciclagem no desfile teve o apoio contou do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), por meio do programa internacional Cada Lata Conta, além de catadores do material reciclável.