Pela primeira vez em quase 60 edições, os torneios de videogames, os chamados e-games, farão parte dos tradicionais Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), na Região Serrana. A Prefeitura de Petrópolis apresentou o novo formato dos Jeups esta semana e confirmou a informação de que a modalidade será contemplada na 59ª edição dos jogos este ano.
“A expectativa é muito positiva, pois os jogos eletrônicos são uma realidade. É importante para a Prefeitura acompanhar esse movimento e, através da Secretaria de Esportes, disponibilizar oficinas e oportunidades como essa dos Jeups para que os alunos praticantes dessa modalidade tenham o acesso e também possam competir”, frisou o secretário de Esportes, Rafael Simão.
A primeira reunião com diretores de escolas públicas e privadas e professores de educação física, aconteceu na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta. Outro encontro está agendado para a próxima segunda-feira, às 19h, no mesmo local.
E-Games e novo modelo de competição
Para a construção do novo modelo, que inclui desde o formato dos jogos, arbitragem, estrutura, e modalidades, a Secretaria de Esportes afirma que ouviu as instituições e profissionais da área através de formulários de avaliação enviados para todas as escolas. A expectativa do Prefeito é de que o 59º Jeups seja maior e com mais qualidade.
“Os Jeups estão consolidados na cidade há quase seis décadas. É uma marca da cidade, dos petropolitanos, por conta de um trabalho que começou há muito tempo e se fortaleceu com a ajuda de muitas pessoas. Por isso, a elaboração dos Jogos Estudantis deve ser democrática. Estamos ouvindo todos para montar um formato cada vez melhor”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.