O Secovi Rio vai realizar em sua sede mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemorio. A ação será no dia 13 de abril, no auditório da entidade (Rua Almirante Barroso, 52, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro). Todos estão convidados a participar, incluindo empresas associadas, funcionários de condomínios, trabalhadores da região Central, alunos e ex-alunos da UniSecovi Rio e demais interessados em fazer o bem ao próximo.
A equipe de coleta da Campanha de Doação de Sangue estará no local das 10h às 15h. Para doar e fazer parte desta importante iniciativa em prol da vida, é necessário apenas portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).
Requisitos da Campanha de Doação de Sangue
- Estar bem de saúde
- Ter entre 16 e 68 anos (incompletos)
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum.
- O doador deve evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e álcool nas últimas 12 horas.
Mais informações: 2272-8000
Como funciona o procedimento de doação?
O processo para doar sangue é bem simples e rápido. O doador que quiser participar da Campanha de Doação de Sangue precisa apenas comparecer ao Secovi Rio e passar pela triagem com um profissional de saúde do Hemorio.
Após a aprovação, os voluntários são encaminhados para a coleta e recebem um lanche. Todo o procedimento é realizado por uma equipe capacitada, com materiais descartáveis e seguros. O procedimento completo não dura mais do que uma hora.
Seja um doador e compartilhe a vida!
O objetivo deste tipo de campanha de doação de sangue é manter os estoques de sangue das unidades de saúde abastecidos para beneficiar pacientes em tratamento médico ou pessoas que precisaram passar por intervenções mais complexas, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias
A doação de sangue também é essencial para tratar e manter a qualidade de vida de pacientes com doenças crônicas graves, como Doença Falciforme e Talassemia. Os estoques de sangue também ajudam a salvar feridos em situações de emergência ou calamidade, em que há uma maior demanda por bolsas de sangue nos hospitais.
Quais são os impedimentos temporários para participar da campanha de doação de sangue?
- Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Período gestacional;
- Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
- Amamentação: até 12 meses após o parto;
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
- Extração dentária: 72 horas;
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
- Transfusão de sangue: 1 ano;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
- Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
BAIXE AQUI O CARTAZ DA CAMPANHA E DIVULGUE EM SEU CONDOMÍNIO OU EMPRESA!
A Coluna Secovi Rio em Ação é produzida com material enviado pelo Secovi Rio, que atua há mais de 80 anos na prestação de serviços de excelência para o desenvolvimento do segmento da habitação.