Capital
Pintura

Exposição gratuita com 31 obras de Ed Ribeiro exalta cultura do Candomblé na capital

Reconhecido internacionalmente como ‘Pintor dos Orixás’, Ed Ribeiro lança exposição gratuita com 31 obras. Mostra fica em cartas até 22 de abril.

Compartilhe:
20 de março de 2023
Exposição gratuita com 31 obras de Ed Ribeiro exalta cultura do Candomblé na capital
Ed Ribeiro tem exposição gratuita no Centro do Rio até o fim de abril.

O artista plástico Ed Ribeiro lançou no sábado uma exposição gratuita com 31 obras que é uma verdadeira ode ao Candomblé. Chamada ‘Conecte-se com o Sagrado’, a mostra do ‘Pintor dos Orixás’ fica em cartaz no Centro Cultural Correios, no centro da capital fluminense, de 21 de março até 22 de abril, de 12h às 19h.

Com curadoria da Tartaglia Arte, de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, a exposição gratuita traz pinturas e gravuras que retratam a cultura do Candomblé e a exaltação à natureza. Dentre as obras, três delas terão mais de 2 metros de comprimento, além de 2 esculturas, 1 instalação e 1 Ofá sagrado que pertenceu à Mãe Stella de Oxóssi.

“Conheci Ed Ribeiro em uma exposição de amigos em comum no Rio de Janeiro. Foi admiração à primeira vista, ficamos ligados por esse elo espiritual e depois de conhecer seus trabalhos virou um amor profissional. Idealizamos juntos a ideia de uma possível exposição no Rio de Janeiro com a nossa curadoria da Tartaglia Arte”, conta Reginal Nobrez Tartaglia, diretora da Tartaglia Arte e membro da Academia Brasileira de Belas Artes.

“Ed passa seu talento e profunda sensibilidade na sua imensa busca artística, cria imagens de pura força, inovadora e impactante, certamente será uma grande exposição abençoada”, completa Regina.

A exposição gratuita ocupará o terceiro andar do Centro Cultural Correios, com montagem da instalação artística e cenografia por conta do arquiteto Humberto Macedo. Todo o piso do espaço será coberto por folhas e plantas nas entradas das salas, onde as pessoas presentes se conectarão com as forças da natureza durante a exposição gratuita.

Exposição gratuita é conexão com boas energias

“Será uma verdadeira conexão com as boas energias dos Orixás. A folha tem uma importância vital para o povo do Axé, sem ela é impossível realizar qualquer ritual. Não se cultua o Orixá sem folha. Folha é tudo!”, explica o artista.

Considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’, – técnica criada pelo artista baiano que rendeu-lhe premiações, carreira nos Estados Unidos e Europa – com exposição no Museu do Louvre – o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico, em Paris, entre outros países como Oslo, Suíça, além de homenagens no carnaval e uma biografia, Ed conta que estar presente nesse espaço é a realização de mais um sonho.

“Poder estar em dos melhores espaços de arte do Brasil, no centro onde há toda a cultura do Rio de Janeiro é uma honra. Considero uma benção divina expor no Centro Cultural Correios, ocupando duas salas e com uma das mais conceituadas curadoria do Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte. É pra mim a realização de um sonho no mundo da arte, que já comecei a pintar tardiamente com 52 anos.”

Para seu amigo de longa data, o cineasta brasileiro Neville D’Almeida, Ed é uma grande contribuição para a religião e cultura brasileira. “Ed Ribeiro é um caso raro de artista que começou a pintar com 52 anos de idade. Isso é muito significativo, porque mostra uma profunda e total necessidade de criação. O Brasil se não tiver todas as suas raízes e matrizes culturais, não será o Brasil. Ed nos dá uma grande contribuição, entendendo com profundidade, toda a ligação da religião. É da arte, com a sensibilidade do nosso povo”

Serviço ‘Conecte-se com o Sagrado’
De 21 de março a 22 de abril
Onde – Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro
Horário – Terça a sábado, das 12h às 19h