Política
Reuniai

Cláudio Castro se encontra com deputados em Brasília para tratar da Reforma Tributária

Castro debateu a importância da aprovação da proposta e entregou aos parlamentares a Carta dos Governadores do Cosud.

Compartilhe:
24 de março de 2023
<strong>Cláudio Castro se encontra com deputados em Brasília para tratar da Reforma Tributária</strong>
O Governador do Rio mostrou preocupação com a dívida dos estados.

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, se encontrou com deputados federais na manhã desta quinta-feira (23) para discutir a Reforma Tributária em Brasília. O encontro foi com deputados da bancada fluminense e com o coordenador do grupo de trabalho sobre a Reforma, Reginaldo Lopes (PT-MG).

No encontro, Castro debateu a importância da aprovação da proposta e entregou ao parlamentar a Carta dos Governadores do Cosud – documento que foi apresentado ao final do 7º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que ocorreu na capital fluminense no início de março.

A carta reforça o apoio dos governadores dos estados do Sul e Sudeste à simplificação do sistema tributário brasileiro. Segundo Cláudio Castro, uma nova reunião entre os chefes dos estados deve ser convocada para daqui a 10 dias.

“Queremos propor soluções para o destravamento do crescimento do país. Reforçarei esse debate com a bancada fluminense, e vamos trabalhar para garantir que a reforma aconteça. Também convidarei todas as bancadas dos estados que formam o Cosud para que os interesses regionais sejam preservados”, declarou.

Cláudio Castro mostra preocupação com dívidas

O Governador do Rio mostrou preocupação com a dívida dos estados. Segundo Cláudio Castro, os estados do Sul e do Sudeste respondem por 93% da dívida pública com a União, apesar de concentrarem 70% do PIB nacional, e esse cenário precisa ser revisto.  

Segundo Lopes, o Grupo de Trabalho irá apresentar as primeiras definições sobre a reforma no dia 11 de abril. Ele defendeu a implementação de um imposto único, o Imposto de Valor Agregado – IVA, em um modelo dual, porém com legislação única.

A reunião contou com a presença dos secretários de Fazenda, Leonardo Lobo, e da Chefia de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, além de deputados da bancada federal do Rio de Janeiro, entre eles o coordenador do grupo, Áureo Ribeiro (Solidariedade), Pedro Paulo (PSD), Soraya Santos (PL) e Júlio Lopes (PP).