Desde o início deste ano, a Comissão Permanente de Políticas para o Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (CPPDE) deferiu 49 processos de análise de incentivos fiscais para empresas que desejam atuar no estado. Segundo a comissão, esses processos podem gerar mais de 3 mil empregos e atrair cerca de R$1,7 bilhão em investimentos para o Rio de Janeiro nos próximos cinco anos.
De acordo com o governador Cláudio Castro, a intenção é mostrar às empresas, tanto nacionais quanto internacionais, “que o estado é confiável e o destino certo para investimentos que possam gerar emprego e renda para a população”.
A CPPDE é formada pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Casa Civil e Fazenda. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, afirma que a análise dos incentivos é feita com critérios rigorosos, transparência e respeito às legislações vigentes e aos pareceres dos órgãos de controle.
Análise de incentivos fiscais beneficia setor atacadista
Segundo Farah, o principal segmento beneficiado pela análise de incentivos neste primeiro trimestre foi o atacadista, que representou 57% dos processos deferidos com base na Lei Nº 9.2025/20, que instituiu regime diferenciado de tributação para o setor atacadista.
Para o secretário, o trabalho da CPPDE é fundamental para fomentar o crescimento econômico sustentável, dando oportunidades para a expansão de empresas já estabelecidas no Rio de Janeiro e para a implantação de novos empreendimentos.