Região Serrana
Educação

Prefeitura de Nova Friburgo promove ação em escola para conscientização sobre prevenção

Com os alunos foram realizadas dinâmicas sobre o tema saúde mental também foi abordado através da vertente cultura de paz. 

Compartilhe:
12 de abril de 2023
Vinicius
Prefeitura de Nova Friburgo promove ação em escola para conscientização sobre prevenção
A ação intersetorial atendeu 107 crianças com quatro e cinco anos, com diversas atividades durante o turno da manhã e da tarde.

O Programa Saúde na Escola, da Prefeitura de Nova Friburgo, esteve presente no Colégio Municipal de Educação Infantil Emílio Melhorance, em Olaria, na última terça-feira, 11. A ação intersetorial atendeu 107 crianças com quatro e cinco anos, com diversas atividades durante o turno da manhã e da tarde. 

Com os alunos foram realizadas dinâmicas sobre arboviroses, como a dengue, iniciando a conscientização sobre a prevenção desde pequenos. O tema saúde mental também foi abordado através da vertente cultura de paz. 

Atividades sobre higiene corporal, combate a Covid-19, escovação supervisionada e aplicação de flúor também foram feitas e os profissionais conferiram se as cadernetas vacinais dos pequenos estão em dia. Os nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação realizaram, ainda, a antropometria, estudo das medidas e dimensões das partes do corpo humano.

A equipe docente da escola também recebeu ações direcionadas

A equipe docente da escola do município da Região Serrana também recebeu ações direcionadas à ela. Desenvolvimento do olhar crítico sobre o tabagismo e do olhar do educador em caso de suspeita de violência foram assuntos abordados com as equipes. 

Participaram da ação os seguintes setores: Programa de Saúde na Escola, Vigilância Ambiental, por meio do programa Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), Gerência de Saúde Mental, Coordenação de Saúde Bucal, Subsecretaria de Atenção Básica, por meio da Estratégia de Saúde da Família II,  Coordenação de Tabagismo, Programa de Proteção à Violência, Secretaria Municipal de Educação e estagiários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), que integram o PET-saúde.