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Comércio varejista da capital apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2023

Pesquisa do Clube de Diretores Lojistas mostra que as vendas no comércio varejista cresceram 1,2% em março, o melhor mês do trimestre.

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25 de abril de 2023
Comércio varejista da capital apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2023
No mês de março as vendas no comércio varejista cresceram 1,2% em comparação com o mesmo período do ano passado

O comércio varejista da capital fluminense apresentou um crescimento de 1,0 % no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. Os dados foram produzidos pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio), que atribuiu a progressão ao ramo bens não duráveis, chamado de “Ramo Mole”, que apresentou um crescimento de 4,5%.

O levantamento sobre o comércio varejista, feito em parceria com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município (SindilojasRio), e chamado de Termômetro de Vendas, também mostrou que no mês de março as vendas cresceram 1,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Resultado do comércio varejista poderia ser melhor

De acordo com o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o resultado poderia ser melhor, mas o desempenho do primeiro trimestre do ano foi contaminado pelo resultado negativo de fevereiro, pelas altas taxas de juros e pelo índice de inadimplência, que acabou por inibir o consumo.

Ainda de acordo com a pesquisa, em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, as lojas da Zona Norte foram as que mais venderam seja no Ramo Mole ou no Duro, seguidas pelos estabelecimentos da Zona Sul e do Centro.

Por definição, o “Ramo mole” está relacionado ao mercado de vestuário, acessórios, bem como cama, mesa e banho. Já o “Ramo Duro”, se define em eletrodomésticos, brinquedos, móveis, perfumes, entre outros. Para a produção da pesquisa, foram ouvidos cerca de 350 estabelecimentos comerciais.