A Prefeitura de Teresópolis esteve presente no CSC GovTech – Tecnologia para a Transformação Digital 2023, na última semana, em São Paulo. O secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, participou do maior encontro de soluções digitais do Brasil voltado para o setor público como palestrante e apresentou os avanços relacionados ao tema conquistados pelo município da Região Serrana na gestão do Prefeito Vinicius Claussen.
“Foi uma oportunidade para compartilhar nossas experiências com gestores de outras cidades. Esse é mais um reconhecimento ao trabalho de um time que está fazendo a diferença, e que vai muito além da atuação de uma Secretaria só. É um esforço de um governo que colocou a transformação digital no centro da estratégia de modernização da gestão pública”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.
A apresentação do secretário teve como tema ‘4 passos na Construção de Governos Digitais – O Caso de Teresópolis’, enumerando os avanços da gestão nos âmbitos regulatório, como a Lei Municipal de Inovação, a Nova Lei das Antenas, SandBox (autorização para empresas testarem soluções inovadoras) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); e conquistas em conectividade, como 173 unidades municipais conectadas em fibra óptica; 19.073 chips 4G para alunos da Rede M. de Ensino.
Soluções digitais adotadas pela Prefeitura de Teresópolis são elogiadas
Entre os avanços, destaque para a implantação do novo sistema digital de processos, que trouxe economia e maior transparência para a atividade pública municipal.
Ações de fomento à inovação também foram citadas, como o Edital de Inovação, com 30 projetos inovadores contemplados com mais de R$ 150 mil para efetivação; e cursos de capacitação em TI, por meio do projeto municipal Geração TerêTec. Entre os projetos em implantação citados estão o Departamento de Governança e Dados; TIÁ (Teresópolis Inteligência Artificial); Wi-Fi Público e Livre; Portal Geo; e Login Único Gov.BR.
O secretário também destacou reconhecimentos à cidade, como ter sido citada, pela 1ª vez, em 2019, no ranking das 100 melhores cidades para fazer negócios, sendo que a ampla rede de fibra óptica deu o destaque no indicador infraestrutura; 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities 2021 (Eixo Economia/RJ, entre cidades com população entre 100 mil e 500 mil habitantes) e 2º lugar, ficando à frente da capital estadual e atrás apenas de Niterói (Eixo Geral/RJ).