O município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi um dos cinco escolhidos no país todo, para ser pioneiro na realização do programa Vem Viver, do governo federal, que visa a capacitação de professores.
Assim, nesta terça-feira foi realizado o primeiro evento do programa, na Casa do Professor, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Participaramu 147 profissionais da educação, divididos em dois turnos. São quatro escolas da rede municipal de Nova Iguaçu representando a região Sudeste.
O objetivo do projeto de capacitação é a valorização da vida por meio da educação e de oportunidades aos jovens. O projeto, que visa a valorização da vida por meio de educação e oportunidade aos jovens, é composto por três fases:
“Vem pra rede”: Integração de todas as pessoas que atuam no turno e contraturno escolar, dando oportunidades e educação aos alunos;
“Vem pra escola”: Formação do professor para torná-lo um multiplicador da metodologia dentro da escola;
“Vem pra vida”: Encaminhamento de jovens para programas de aprendizagem, atividades físicas, culturais, reforço escolar, entre outros.
“A educação é fundamental na vida das crianças e jovens para que elas tenham condições de buscarem por mais oportunidades. Sabemos que quando alunos abandonam as escolas, as chances deles terem uma oportunidade são bastantes reduzidas”, explica a secretária municipal de Educação Maria Virgínia Andrade Rocha.
Serão realizados mais quatro encontros. Os três próximos serão na modalidade virtual e o fechamento, em 7 de março, será feito presencialmente. Além da SEMED, também participam do programa as secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Segurança Pública (SEMSEG).