O protótipo do ônibus elétrico-hidrogênio, desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Prefeitura de Maricá, está em exibição no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, que acontece até esta quarta-feira (31/05), na Barra de Maricá.
Um grupo de alunos do 9º ano da Escola Municipal Clério Boechat, no Flamengo, conheceram o veículo e receberam explicações de estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para o diretor da unidade escolar, Felipe Cavalcanti, a visita ao congresso é uma forma dos alunos projetarem um futuro diferente do que existe hoje, com a cidade participando de forma ativa.
“Saber que Maricá é um município pioneiro nesta e em outras iniciativas ligadas ao transporte e ao meio ambiente causa um orgulho enorme neles e nós vamos trabalhar bastante isso na sala de aula”, disse ele.
Além do ônibus, os alunos também visitaram outros estandes do evento, onde também conheceram projetos à base de hidrogênio. “Eles tinham de ter pensado em tudo isso muito antes, porque o meio ambiente não estaria assim hoje”, avaliou Thayssa Martins, de 15 anos, moradora do Flamengo.
O colega Alex Almeida, de 14 anos, já pensa nos próximos anos. “Se tudo isso se realizar vai ser bem melhor para o nosso planeta. Tomara que dê tudo certo”, projetou ele, que é morador de Ponta Grossa.
Maricá pretende descarbonizar a frota de ônibus até 2038
O estudo da tecnologia do ônibus movido a hidrogênio faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade do Leste Fluminense até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio.
“A linha de montagem dos futuros ônibus movidos a hidrogênio deve funcionar em Maricá, como mais um item de fomento à ciência. Além disso, temos de atrair para cá também empresas dispostas a reforçar essas pesquisas e seus propósitos, como a Petrobras”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha.
Hoje, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população. A expectativa da empresa é que, ao menos, três veículos já estejam circulando pela cidade no próximo ano em caráter experimental, chegando a 15 coletivos em 2027.
“Teremos testes com todos os ônibus híbridos desenvolvidos, movidos a etanol e hidrogênio, este que os alunos conheceram hoje. Serão os estudos de execução operacional que vão determinar qual modelo iremos usar. Essa descoberta anunciada aqui sobre as fontes de hidrogênio natural será determinante para a troca de toda a nossa frota”, destacou o presidente da EPT, Celso Haddad.