O setor turístico do Rio de Janeiro demonstrou descontentamento com a possibilidade da troca na cadeira titular do ministério do Turismo, ocupada por Daniela Carneiro, nome forte da política fluminense. O Conselho Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro publicou carta aberta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para mostrar a preocupação com o movimento. Confira a carta na íntegra.
“Nós do Conselho Estadual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro manifestamos, por meio desta carta, a nossa preocupação com as notícias veiculadas na mídia sobre uma provável saída da Ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Reafirmamos nosso apoio à permanência da ministra, que ocupa uma das principais pastas da atividade econômica do Brasil, hoje, com uma relação profícua e atuação de diálogo permanente com o trade turístico do Rio de Janeiro. Consideramos a escolha da ministra Daniela um acerto, que traz consigo elementos simbólicos nesta nova fase do turismo brasileiro.
Rio no lugar certo no Turismo internacional
A representação do Rio de Janeiro com uma mulher à frente de uma pasta de tamanha importância para o fortalecimento econômico do país e sua expressiva votação no estado repara uma injustiça histórica, devolvendo ao Rio de Janeiro, o patamar de referência brasileira no mercado turístico internacional. Ressaltamos que em momento algum o nosso estado teve um representante nesta pasta tão vital para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.
Precisamos nesse momento de uma ministra forte, um orçamento à altura da importância da atividade, uma política de investimento em marketing e promoção do destino Brasil, recursos para as cidades investirem em infraestrutura, políticas públicas de capacitação de mão de obra, captação de eventos e congressos, além de uma solução rápida e eficaz para o equilíbrio entre os aeroportos do Galeão e Santos Dumont.
Este Conselho e todos os seus integrantes manifestam todo o apoio às autoridades governamentais e aos empresários brasileiros que trabalham, diuturnamente, pelo desenvolvimento de nosso estado e de nosso país.”