Cultura & Lazer
Campos

Campos sedia III Conferência de Igualdade Racial do Norte e Noroeste Fluminense

Evento em Campos dos Goytacazes reuniu representantes de nove municípios das regiões Norte e Noreste para afirmar a luta por igualdade racial.

Compartilhe:
20 de fevereiro de 2022
Campos sedia III Conferência de Igualdade Racial do Norte e Noroeste Fluminense
A Conapir, em Campos, reuniu nove municípios do Norte Fluminense. Crédito: Prefeitura de Campos

O sábado foi de muita luta por política pública em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O município sediou a III Conferência de Igualdade Racial do Norte e Noroeste Fluminense (Corpir). O evento foi organizado pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) do município de Campos e realizada na Tenda Cultural, na praia do Farol de São Tomé.

Além do anfitrião, representantes das cidades de São João da Barra, São Fidélis, Quissamã, Macaé, São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Varre Sai participaram. O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, também prestigiou o evento. A Conferência é considerado um espaço legítimo de participação social e reivindicações no campo das políticas públicas.

Pela igualdade racial

No período da manhã, os palestrantes Manuelli Ramos e Anderson Luiz Barreto apontaram reflexões importantes que fomentaram os debates dos Grupos de Trabalho (GTs), que ocorreram na parte da tarde. Nesta parte do evento foram aprovadas propostas e moções essenciais para luta antirracista e de garantia de direitos a população negra.

Esta edição do evento alinhou-se às pautas progressistas e comprometeu-se com a construção de políticas públicas efetivas, construídas com a base e em articulação regional. A III CORPIR contou com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

De acordo com a prefeitura de Campos, que sediou o evento, propostas em âmbito municipal são fundamentais para a atualização do Plano Municipal de Igualdade Racial (Plamir), que está vigente. O objetivo do evento foi promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo, e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa.