Por Ana Paula Lima
Não é novidade para ninguém que o esporte é ferramenta de inclusão social. Mas saber lapidar essa joia é para poucos. Entre os que o fazem com louvor está o subsecretário de Esporte e Lazer do município do Rio de Janeiro, Marcello dos Santos Barbosa. Ele recebeu nesta segunda-feira (12) a Medalha Pedro Ernesto, a principal homenagem concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em sessão na capital fluminense.
No cargo de subsecretario de Esporte e Lazer desde 2021, após ocupar a mesma cadeira em 2015, Marcello Barbosa sempre teve como prioridade ajudar aos menos favorecidos e pessoas em estado de vulnerabilidade social, promovendo saúde e qualidade de vida. Tudo isso utilizando o esporte como base.
Segundo o subsecretario Marcello Barbosa, esse trabalho e essa medalha pertence a uma equipe que concentra muitos profissionais, professores, instrutores e articuladores sociais que trabalham nas comunidades, levando para a população mais vulnerável atividades físicas, saúde, qualidade de vida através de projetos esportivos.
“Me sinto muito honrado por ter sido aprovado pela câmara dos vereadores e estar apto a receber essa homenagem, sou grato também ao Vereador Marcio Santos por entender que esse trabalho é capaz de mudar vidas e fazer a diferença em nosso município. Receber a Medalha Pedro Ernesto com certeza é um marco na minha vida e estou muito emocionado, esse reconhecimento mostra que estou no caminho certo.
A iniciativa em homenagear Marcello Barbosa partiu do Vereador Marcio Santos, que elogiou e o parabenizou pelos serviços prestados à comunidade e aos projetos em andamento. “Ele faz um trabalho com a garotada da rua, se preocupa com as pessoas e conseguir trazer o esporte para a realidade delas é louvável e merecedor da medalha.
Os benefícios do esporte
O subsecretário, professor formado em educação física e pós-graduado em treinamento esportivo, em fisiologia do exercício, acupuntura, em gestão e marketing, ressalta os benefícios que o esporte e as atividades físicas levam para as pessoas, pois melhora o condicionamento físico, cardiovascular, pulmonar, circulatório e respiratório, possibilitando ainda aumento da massa muscular, diminuição da gordura corporal e aumento da densidade óssea.
Segundo ele, com relação aos aspectos psicológicos é possível obter redução dos níveis de ansiedade e depressão, já que os exercícios físicos fazem parte de tratamentos preventivos e alternativos.
Com mais de 15 anos de experiência em gestão de projetos esportivos e sociais e a expertise de quem passou pelo Ministério do Esporte em 2010, Barbosa tem como um dos grandes pilares de seu trabalho o cuidado com os idosos, que muitas vezes sofrem com a solidão, e com a prática de exercícios físicos em grupo, é possível aumentar a socialização entre essas pessoas, melhorando inclusive a autoestima.
E o trabalho não para, atualmente existe um projeto em andamento chamado de “Capoeira para todos” um projeto que acontece na Praça Avaí no Bairro do Cachambi, duas vezes por semana e atende crianças de cinco a dezessete anos, crianças portadoras de deficiências e com síndrome de down, é um projeto que utiliza o jogo da capoeira, a musicalidade, desenvolvem o canto e a percepção baseado na Cultura afro-brasileira.