O estádio Jornalista Mário Filho, carinhosamente chamado de Maracanã, completou, na sexta-feira (16), 73 anos. O maior palco de futebol do Brasil e um dos principais do mundo é orgulho da população carioca. Uma espécie de amuleto do jeito carioca de ser.
Apelidado de “Maior do mundo“ ou “templo do futebol“, o Maracanã recebeu homenagens de diversos jogadores, clubes e personalidades que marcaram o esporte no mundo.
O Flamengo, time que detém a concessão de gestão do estádio, postou em uma de suas redes sociais: “O epicentro do universo. O mundo inteiro, as galáxias, tudo gira ao seu redor. Há 73 anos, o Templo do Futebol é palco das nossas histórias. E são tantas… de A a Z, de Adriano a Zico, fomos e continuamos sendo felizes por lá. Feliz aniversário, Maraca“.
Situado na Zona Norte do Rio, no bairro de mesmo nome, o Maracanã foi palco de momentos inesquecíveis do esporte brasileiro, finais de Copas do Mundo, o milésimo gol do Rei Pelé, marcado contra o Vasco, do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, em 2000, e foi enredo de jornalistas dos mais prestigiados, como Nelson Rodrigues.
Maracanã de múltiplas taças
Isso sem contar nas dezenas de taças levantadas em Campeonatos Cariocas, Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros e Taça Libertadores da América. A final única do charmoso torneio continental, inclusive, voltará a ser disputada no Maracanã neste ano.
O maracanã – que em tradução tupi-guarani significa o “semelhante a um chocalho”, devido ao som de pássaros que viviam pela região onde fica situado – tem um espaço garantido no coração de todo amante do futebol brasileiro.
O ídolo do Fluminense, Fred Guedes, gravou uma mensagem que foi publicada pelo estádio nas redes sociais agradeecendo e comemorando o aniversário de 73 anos do Maraca.
“O estádio mais charmoso e mais importante do mundo, quem mais comemora essa data somos nós que fazemos parte do futebol. Diretoria, jogadores, torcedores, o Rio de Janeiro. Obrigado por tudo, Maracanã“, disse o ex-jogador.
A organização do Maracanã publicou um vídeo de comemoração em que colocam uma miniatura do estádio em frente a diferentes pontos turísticos do Rio.