Capital Político
Capital Político
Coluna

José Dirceu ensaia volta à política

O destaque da coluna Capital Político desta semana é o movimento de volta à de um personagem central da política brasileira: José Dirceu.

Compartilhe:
22 de junho de 2023
José Dirceu ensaia volta à política
A volta de José Dirceu à política pode estar próxima.

Nesses dias, José Dirceu desembarcou no Rio vestido do gênero “Homens de Preto”, com óculos escuros Ray-Ban dos generais e cumpriu grande agenda com figuras da esquerda-centro, esquerda e centro. José Dirceu jantou com integrantes do Movimento Prerrogativas, onde fez um discurso de horas, lembrando as famosas falações de Fidel Castro. No final, em meio a aplausos, perguntado se voltaria a desempenhar um papel político, Dirceu respondeu: “Talvez”. Os presentes foram ao delírio.


Condenação

Ex-ministro da Casa Civil nos dois primeiros mandatos presidenciais de Lula, Dirceu cumpriu pena por corrupção passiva e ativa e recebimento de vantagem indevida. A condenação foi de 10 anos e 10 meses de reclusão. Ele segue impedido de ocupar cargo público.


Janja manda muito no Sapo Barbudo

A crítica vem de velhos amigos, ministros e líderes de partidos e vem crescendo: a primeira-dama Janja estaria se excedendo em reuniões ao lado do presidente e especialmente quer que ele permaneça afastado de deputados e senadores.


Ganhando espaço

O espaço de Janja no governo aumentou e ninguém se atreve a comentar com Lula a intromissão de sua mulher nos mais diversos setores, incluindo comunicação e propaganda. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), desmente que tenha alertado Lula e sido repreendido pelo presidente.


Mais Janja

Ainda Janja: foi no passado da política sul-americana que Janja identificou seu exemplo de primeira-dama. Ela se referiu a Evita Perón, segunda mulher do ex-presidente Juan Domingo Perón, da Argentina, como “inspiradora”. Hoje, muitos dizem que ela repete Isabelita, terceira esposa de Perón. Foi vice e assumiu a presidência em 1974, com a morte do marido. E foi deposta por golpe militar em 1976.


Depressivo

No encontro da semana passada entre Lula e Waguinho e sua mulher Daniela, ainda ministra do Turismo, que nunca foram petistas e tampouco velhos amigos do presidente, o chefe do Governo acabou chorando e ninguém entendeu nada. O choro vem se repetindo em discursos públicos quando fala da pobreza (o que não significa que salve 33 milhões de brasileiros da fome) e lembra promessas que ainda engatinham. Psicanalistas de plantão apostam que Lula atravessa um período de depressão por não ter a glória dos governos anteriores. Seria por isso a insistência de Janja em tantas viagens internacionais. Só que o petista está resistindo a remédios.


Duas propostas

Novo levantamento do Sebrae revela que o número de pequenos negócios que contrataram empréstimos atingiu R$ 7,38 milhões no fim de 2022 (não é muito  e o cenário era diferente de hoje, especialmente entre bancos). É considerado o patamar mais alto da série, apesar dos juros altos, sendo que a maior oferta de garantias foi fundamental para a expansão, segundo os especialistas. Já nos primeiros meses do ano, as instituições apartaram e hoje, a maioria não quer participar do programa ‘Desenrola’.


Mais proteção aos PETs

O deputado Tande Vieira (PP) apresentou um projeto de lei na Alerj que altera o Código Estadual de Proteção aos Animais para normatizar a conduta de médicos veterinários e zootecnistas que detectarem casos de maus-tratos no exercício diário de suas atividades. A proposta inclui orientações específicas a esses profissionais quando suspeitarem de quaisquer maus-tratos, ajudando a coibir esse tipo de crime.


Carros antigos

Prestes a receber a décima primeira edição do seu Passeio de Veículos Antigos, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de junho, o Distrito de Raposo, em Itaperuna, acaba de receber um incentivo a mais para reafirmar a importância turística do evento. O deputado estadual Jair Bittencourt (PL) apresentou um projeto de lei na Alerj que inclui o Passeio no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a proposta, a data seria celebrada no último final de semana do mês de junho, quando a exposição é tradicionalmente realizada desde 2010.


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.