O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, lançou nesta quarta-feira (21), o Plano de Contingência para o inverno deste ano na cidade serrana. O objetivo é estabelecer medidas preventivas, de preparação e de resposta do município durante o período de estiagem. Nessa época do ano, são registrados baixos índices pluviométricos e baixa umidade relativa do ar, aumentando o risco de incêndios e outros danos.
Em parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o prefeito de Petrópolis ressaltou a importância do apoio da Defesa Civil em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Ele destacou, ainda o envolvimento da população, por meio de boletins de risco de incêncios e ações de conscientização do município.
“Capacitamos, por exemplo, mais de 100 lideranças comunitárias e distribuímos informativos nas áreas mais suscetíveis a incêndios florestais. Durante o período de estiagem, é primordial que a população passe por um processo de sensibilização para que possamos reduzir os danos causados ao município por eventos relacionados ao período de estiagem”, informou.
Ação em Petrópolis segue diretrizes nacionais
De acordo com a Prefeitura, a iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e envolve mais de 40 entidades que atuam de forma integrada para agilizar e coordenar as operações. O plano contará com as equipes da Defesa Civil em rondas preventivas, emissão diária de boletins de risco de incêndio em vegetação e apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a queimadas.
O planejamento para o período de inverno inclui a identificação e mitigação de riscos, além de orientações à população. O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, destacou que o Plano de Contingência é uma diretriz para coordenar ações e tomar decisões, podendo sofrer ajustes conforme a magnitude dos eventos.