Capital Político
Capital Político
Coluna

O velho bigode está de volta

A coluna Capital Político desta semana joga luz sobre uma moda curiosa no reino unido, a saúde do presidente Lula e bastidores do PL.

Compartilhe:
13 de julho de 2023
O velho bigode está de volta
O bigode de Freddy Mercury volta a fazer sucesso no Reino Unido

Nesses dias, o The New York Times dedicou uma grande matéria ao que chamou, no título, de “a volta do bigode”, em vários tamanhos e estilos. E lembra, com direito à foto, o famoso bigode de Freddie Mercury, do grupo Queen que, na época, ganhou seguidores no mundo inteiro. O jornalão assinala que não se trata de um bigode extensivo de barba comprida. É uma atração isolada, com direito apenas a barba por fazer, no máximo. Também há fotos nas ruas de gente jovem ostentando bigodes.


Lula sente dores

O presidente Lula está tomando uma injeção diária para reduzir as dores provocadas por artrose localizada no joelho e no quadril. Uma equipe médica está avaliando a situação das áreas e ele deverá ser submetido a uma cirurgia entre julho e agosto.


Mancando

Nos últimos dias, Lula aparece mancando ou retira-se de eventos devido a dores mais fortes. A cirurgia do quadril por conta do desgaste entre a cabeça do fêmur e a bacia pode ser antecipada e o local receberá uma prótese. As dores se concentram na virilha e na frente do quadril.


Fora de jogo

A situação do joelho não é muito diferente. O pós-operatório da cirurgia do quadril exigirá andador e meses de fisioterapia. Dias desses, o presidente deu de cara com o senador Otto Alencar, que é ortopedista e brincou: “Você tem de me curar porque sou bom de bola e não posso jogar mais”.


Diminui a liderança

A derrota de Jair Bolsonaro no capítulo da votação da reforma tributária em seu partido (ele tem hoje liderança de metade da bancada do PL na Câmara) evidenciou sua fragilidade política, mas não alterou em nada sua força como cabo eleitoral, uma mina de votos nas eleições municipais do ano que vem.


Ainda bom de votos

Com referência à bancada, o ex-presidente provoca alguns atritos. Hoje, a bancada dividida do PL briga internamente. Com o apoio do capitão, Valdemar Costa Neto, dono da legenda, acha que conseguirá eleger cerca de mil prefeitos no ano que vem.


Estão de olho em 2026

Se conseguir eleger mil prefeitos no ano que vem, o PL poderá levar à Câmara entre 110 e 130 deputados federais em 2026. Esse sonhado volume aumentará de forma significativa sua participação no milionário fundo partidário que sustenta as legendas do país.


Querem superar 2022

Em 2022, com apoio de Jair Bolsonaro, Valdemar Costa Neto festejou a eleição de 99 parlamentares, tornando o partido dono da maior bancada no Congresso. Bolsonaro não concorrerá à presidência: a saída pode ser sua mulher Michelle. Ou seja: nem Tarcísio nem Zema.


Novo capítulo da novela

A Eldorado Celulose já tem novo round marcado. A Paper Excellence vai recorrer ao STF contra decisão do juiz Rogério Fraveto, do TRF-4, que suspendeu a venda da Eldorado para o grupo da Indonésia, uma vitória da J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A J&F vendeu a Eldorado para os asiáticos em 2017 por R$ 15 bilhões. Depois disso começou uma guerra para cancelar a operação. A Paper Excellence tem consultores especiais: Michel Temer e João Doria, contratados a peso de ouro.


Será o sobrenatural?

Logo após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro ter sido declarada pelo TSE, o deputado mineiro Nikolas Ferreira (27 anos, 1,47 milhão de votos em 2022) iniciou um desafio no Instagram. Ele conclamou pastores, cantores gospel e influenciadores a fazer “21 dias de oração pelo Brasil”. O objetivo era acumular forças sobre “o que percebem como sendo forças malignas que assolam o país”, atitude análoga por boa parte das pessoas que ficaram acampadas em quartéis à espera de um golpe. E ele anuncia: “Nessa guerra espiritual, já existe um vencedor, a solução não vem do humano, está no sobrenatural”.


Declarada de Utilidade Pública

A Associação Nova Vida (ANV), entidade sem fins lucrativos que há mais de 15 anos realiza projetos socioculturais para a população carente do município de Campos, pode ser declarada de Utilidade Pública caso um projeto de lei, apresentado pelo deputado estadual Jair Bittencourt (PL), seja aprovado na Alerj na volta do recesso parlamentar.


A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.