O Programa Bairro Presente ganhou reforço. A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro inaugurou duas novas bases no Catete e na Cruz Vermelha, Zona Sul e Centro da capital fluminense. Com esses dois novos postos, o programa agora conta com 54 módulos em funcionamento, abrangendo áreas de 22 batalhões em todo o estado.
Segundo o Governo do Estado, o “Bairro Presente” tem como propósito estabelecer a polícia de proximidade, com equipes especializadas mantendo contato direto com a comunidade local, associações de moradores e comerciantes. Cada módulo conta com um coordenador que mantém contato 24 horas por WhatsApp com as lideranças comunitárias.
Bairro presente perto da comunidade
O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, ressaltou a importância da participação da comunidade para o sucesso do programa. “A cada módulo que inauguramos, vamos ampliando a nossa rede de proximidade estruturada com a população das localidades contempladas pelo programa. Mas só alcançaremos êxito com a participação efetiva da comunidade”, disse.
O Governo do Estado diz que, desde o lançamento em junho de 2021, o “Bairro Presente” já realizou cerca de 25 mil ações de prevenção. Com o aumento da rede de módulos em operação, mais de 2.600 policiais militares e 168 viaturas estão engajados na segurança das áreas atendidas. Além do Catete e da Cruz Vermelha, outros dois módulos foram lançados nos últimos 30 dias – um na Cobal do Humaitá e outro no distrito de Mambucaba, em Angra dos Reis.