Baixada Fluminense
Conscientização

Campanha Agosto Lilás em Queimados

A cidade de Queimados inicia a campanha Agosto Lilás, com ações de incentivo às políticas públicas de combate à violência contra a mulher.

Compartilhe:
03 de agosto de 2023
Campanha Agosto Lilás em Queimados
Lançamento do Agosto Lilás em Queimados.

A prefeitura de Queimados, na Baixada Fluminense, lançou a campanha “Agosto Lilás”, uma iniciativa que busca sensibilizar a população sobre a importância da implementação de políticas públicas de combate à violência contra a mulher. O evento de abertura ocorreu no Teatro Metodista e contou com a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo autoridades locais, representantes de diferentes instituições e membros da sociedade.

A campanha do Agosto Lilás transmitiu a mensagem de “Diga Não à Violência” através de uma apresentação da banda da Creche Municipal Iracema Garcia e das bailarinas do projeto social “Balé do Bairro”. A primeira-dama do município, Cristiane Kaizer, destacou na abertura do evento a importância da conscientização desde cedo e do respeito mútuo, especialmente nas escolas.

Durante uma roda de conversa, os participantes abordaram temas relevantes como a intensificação do combate à violência contra a mulher e a promoção do respeito desde a infância. A ativista Lu Rufino compartilhou sua história de vida, suas experiências de superação e destacou a importância do amor-próprio e do respeito mútuo.

Agosto Lilás ressalta Centro de Atendimento à Mulher

Queimados possui um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), localizado no Centro da cidade. De acordo com o município, o CEAM oferece acolhimento social e psicológico, orientação e encaminhamento jurídico para mulheres em situação de violência. Desde sua implantação, a unidade registrou mais de 12 mil atendimentos, e somente no primeiro semestre de 2023, realizou 800 atendimentos.

Roseane de Almeida, coordenadora do CEAM Queimados, ressaltou a importância desse equipamento para a cidade. “Há nove anos tenho trabalhado em inúmeras situações, mas graças à equipe técnica é possível ajudar as mulheres e seus filhos que passam por momentos como esses. E o trabalho em conjunto com a educação é fundamental nesse processo”, afirmou.