A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, realiza até 6 de outubro a vistoria de táxis que circulam no município. A vistoria anual é parte do processo de renovação da licença dos táxis e tem como objetivo garantir a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado pelos taxistas.
Para realizar a vistoria de táxis proprietários dos veículos devem levar os carros para passar pelo processo de vistoria na Rua Sá Carvalho, número 686, no bairro Brasilândia, de acordo com o calendário, que obedece a numeração da autorização de cada veículo. Os horários são das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Durante essa vistoria de táxis, diversos itens de segurança e funcionamento dos veículos são analisados. Isso inclui lâmpadas, alertas, faróis, pneus, cintos de segurança, estado geral do veículo, entre outros. Também é verificado o correto funcionamento do bigorrilho e do taxímetro, itens essenciais para a prestação adequada do serviço.
Vistoria de Táxis gera selo
“A vistoria anual tem o objetivo de oferecer segurança aos passageiros que utilizam os táxis e também garantir a segurança viária em todo o município. O selo de vistoria é a certeza de que o veículo tem plenas condições de circular e de que haverá uma prestação de serviços em veículos que atendem às exigências de segurança previstas pela Semtran”, afirmou o secretário de Transportes, Fábio Lemos.
Finalizada a vistoria de táxis, após verificação de todos os itens e se o veículo não apresentar nenhuma pendência, a Secretaria de Transportes emitirá o selo de vistoria 2023, que será fixado no para-brisa do veículo. Além disso, o taxista receberá o Certificado de Vistoria emitido pela Semtran, um documento obrigatório que contém informações pessoais do autorizatário, número na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF e dados do veículo.
É importante destacar que os taxistas flagrados operando sem o certificado de vistoria durante ações de fiscalização da Secretaria de Transportes serão multados devido à irregularidade.