A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana, promove uma série de palestras nas escolas para conscientizar sobre a violência contra a mulher. O esforço faz parte da campanha “Agosto Lilás”, que alerta sobre o assunto e marca os 17 anos da existência da Lei Maria da Penha.
Como parte do projeto, o município leva para as unidades escolares o “Maria da Penha nas Escolas”. A ação inclui palestra com vídeo educativo, performance dos alunos e oficinas de dança. No Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), os alunos distribuíram cartões com frases de conscientização para pedestres e motoristas em frente à escola.
Palestra sobre a Lei Maria da Penha
Os estudantes também participaram de uma palestra com a Inspetora Jânia, da Guarda Municipal, e Isabel, do Conselho Municipal da Mulher. Segundo Claudia Ventura, diretora da escola, a iniciativa busca informar os alunos sobre a existência da Lei Maria da Penha e de ferramentas de proteção à mulher.
“Infelizmente ainda vemos muitas notícias de violência contra a mulher. Essa ação é muito importante para a nossa comunidade escolar porque temos que alertar e orientar os alunos sobre a existência dessa lei que veio para proteger a menina, a mulher que sofre violência”, disse.
A iniciativa, que acontece ao longo do mês e também em algumas unidades de saúde, já provocou mais conscientização entre os alunos. “Esse é um movimento muito importante para nossa conscientização. Agora, somos adolescentes e no futuro seremos mulheres. Então, precisamos estar conscientes dos nossos direitos e firmes para dizer não à violência contra a mulher”, disse a estudante Ana Luisa Barcelos, do 8º ano.