Capital
Aproximação

Segurança Presente chega à Ilha nesta semana

Governo do Estado anunciou mais uma inauguração do programa de polícia de proximidade. Segurança Presente chega à Ilha nesta semana.

Compartilhe:
21 de agosto de 2023
Segurança Presente chega à Ilha nesta semana
O Segurança Presente está em 21 municípios do Rio.

A Ilha do Governador, bairro da Zona Norte da capital fluminense, ganhará um reforço na segurança nesta semana. O Governo do Estado anunciou que inaugurará uma base do Segurança Presente na região, com 27 policiais e 15 agentes civis no policiamento diário.

Segundo o Governo do Estado, a base do Segurança Presente ficará na Praia da Bica, no Jardim Guanabara, e contará com bases de apoio no Centro do bairro e no acesso ao Aeroporto do Galeão. Segundo o governador Cláudio Castro, a medida reforça o compromisso da gestão com a entrega de políticas públicas de qualidade.

“Levar segurança para a população é mais do que colocar polícia na rua, é garantir a liberdade de ir e vir dos moradores”, disse.

Secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi afirmou que a iniciativa vai transformar o policiamento na Ilha. “Vamos levar o conceito de proximidade e atendimento social, uma marca do programa, que além de reduzir os índices de criminalidade, vai levar a sensação de segurança ao bairro”, disse.

Segurança Presente tem 40 bases no estado

Com essa inauguração, o programa Segurança Presente passará a ter 39 bases em 21 municípios do Estado do Rio, das quais 15 estão na capital. O governo adiantou que outras três unidades estão em fase final de análise de viabilidade técnica para serem implantadas no Estado.

O programa começou com o Lapa Presente, em janeiro de 2014. Durante a administração de Castro, 17 novas bases foram inauguradas. Ainda segundo o governo, o programa já atendeu 365 mil pessoas em vulnerabilidade social, localizou 7.500 foragidos da Justiça e conduziu mais de 51 mil suspeitos às delegacias desde que começou.