A Prefeitura do Rio deu início às obras do Programa Bairro Maravilha na Cidade de Deus, emblemática favela da Zona Oeste da capital fluminense. A região passará por obras de revitalização em oitenta ruas, com implantação de rede de drenagem e reparos nas redes de água e esgoto. Além disso, o programa prevê melhorias no asfalto e reconstrução das calçadas.
As intervenções na Cidade de Deus ficarão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e abrangem as localidades de Vila Nova Cruzada, Jardim do Amanhã e Casinha Nova. Presente na inauguração das obras, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da iniciativa para a região.
Saneamento e acessibilidade na Cidade de Deus
“É impossível um lugar chegar aos 60 anos tranquilo. Fazendo uma comparação com a gente, que vai ficando mais velho, a urbanização, as ruas, as galerias de águas pluviais são parecidas com as nossas veias, artérias. No caso do Bairro Maravilha, ele traz a recuperação necessária para o lugar”, disse.
Segundo o município, as obras devem ficar prontas em dois anos. O projeto contemplará cerca de 65 mil metros quadrados de área pública. Na Vila Nova Cruzada, dezenove vias serão beneficiadas, incluindo as ruas da Quadra 1 e Efraim. Vinte e sete logradouros serão revitalizados no Jardim do Amanhã, e 34 na Casinha Nova.
Secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi enfatizou que a urbanização dessas áreas incluirá saneamento, drenagem, acessibilidade e uma urbanização.
Obras em Santa Cruz e Campo Grande
A Prefeitura do Rio também inaugurou o Bairro Maravilha na Colina dos Pássaros, em Santa Cruz, onde mais de 10 mil metros quadrados de área pública foram revitalizados com nova infraestrutura urbana a um investimento total de R$ 5 milhões. Também no bairro, a Praça Prefeito Henrique DodsWorth passou por reparos e foi devolvida à população.
Em Campo Grande, o município concluiu a revitalização dos conjuntos habitacionais Flamingo Residencial e Gaivotas. Os prédios, muros, telhados e áreas de convívio passaram por reformas que custaram R$ 5,1 milhões.