Leste Fluminense
Bem-estar animal

Itaboraí renova convênio para castrar animais

Prefeitura de Itaboraí estende parceria por mais um ano com o RJPET para oferecer castrações gratuitas de até 700 animais por mês.

Compartilhe:
12 de setembro de 2023
Itaboraí renova convênio para castrar animais
População de Itaboraí tem serviço gratuito de animais à disposição.

A Prefeitura de Itaboraí, no Leste Fluminense, anunciou a renovação de um convênio com o Governo do Estado para oferecer castração gratuita a animais domésticos. Chamado de RJPÈT, o programa vai até setembro de 2024 com a expectativa de realizar procedimentos em até 700 cães e gatos todo mês na cidade.  

A Prefeitura diz que, até o momento, já realizou 3 mil castrações pelo programa no município. Segundo o secretário de Agricultura, Abílio Pereira, a castração dos bichinhos é fundamental para seu bem-estar e para prevenção de doenças.

“Por meio desses procedimentos gratuitos nas clínicas, conseguimos realizar o monitoramento e controle do número de animais no município, além de oferecer um tratamento mais adequado e humanizado para cães e gatos. Importante ressaltar que após as castrações, estamos realizando feiras de doações desses animais em diferentes pontos da cidade”, acrescentou.

Convênio em Itaboraí

Para ter acesso à castração gratuita, protetores de animais e moradores devem se cadastrar no site do RJPET (https://rjpet.com.br/). Cada CPF tem direito a uma castração mensal, enquanto duas ONGs protetoras formalizadas podem cadastrar até 30 animais por mês. Para cães, é necessário que o peso esteja entre 5kg e 25kg, enquanto para gatos não há limite de peso.

O convênio em Itaboraí prevê que os procedimentos sejam realizados por uma clínica veterinária conveniada. A escolha da clínica segue critérios como a conformidade do centro cirúrgico com as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) e a capacidade para realizar a quantidade mínima exigida.

As castrações ocorrem de terça a quinta-feira, das 8h às 16h, com um tempo de procedimento que varia de 20 minutos a uma hora. Os animais são liberados acordados, geralmente entre duas e três horas após a cirurgia, e o pós-operatório é de responsabilidade do tutor do animal.