Baixada Fluminense
Reconhecimento

Câmara de Caxias sedia solenidade de prêmio de Responsabilidade Social

2º Prêmio de Responsabilidade Social 2023, que aconteceu na Câmara Municipal de Caxias, homenageou personalidades que apoiam causa LGBTQIAPN+

Compartilhe:
13 de novembro de 2023
Câmara de Caxias sedia solenidade de prêmio de Responsabilidade Social
O presidente da Câmara de Caxias, Celso do Alba (de branco) participou do evento.

O 2º Prêmio de Responsabilidade Social 2023, entregue em solenidade na Câmara de Caxias homenageou personalidades que trabalham e apoiam a diversidade e a inclusão social, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O evento que aconteceu na última quinta-feira (9), reconheceu políticos, representantes de entidades e moradores da cidade que atuam no combate à discriminação.

O evento foi organizado pela Associação Grupo Para Todos (AGPT), movimento voltado à causa LGBTQIAPN+. Além dos homenageados, a solenidade contou com a presença do presidente da Câmara de Caxias, Celso do Alba (MDB) e dos vereadores Nivan Almeida e Drª Fernanda Costa (MDB).

“Nós estamos na Casa do Povo e eu, estando Presidente da Câmara Municipal, tenho uma enorme satisfação em participar deste reconhecimento, dando voz e valor a estas pessoas que lutam pela inclusão e pelas suas próprias sobrevivências. É nosso dever, como civil e parlamentar, lutar contra a discriminação”, ressaltou Celso do Alba.

Evento na Câmara de Caxias estimula representatividade

Nivan de Almeida ressaltou a importância do evento na Câmara de Caxias para estimular a representatividade de todos os grupos. “Fico muito feliz em poder corroborar e participar de um evento que reconhece iniciativas e lutas por uma causa tão nobre e justa”, afirmou.

Já Fernanda Costa ressaltou a importância de valorizar as minorias ao mencionar o papel das mulheres, principalmente as mulheres pretas. “Como mulher preta, parlamentar e consciente do meio em que vivemos, celebro este evento e apoio a luta dessas pessoas. É se informando, apoiando e dando espaços como estes que conseguimos fortalecer o combate à discriminação”, disse.

Diretora da Câmara de Caxias, Júlia Uchôa reforçou o papel da Casa no apoio à inclusão. “Precisamos ser apartidários para nos unir e apoiar todas as formas de inclusão. A Câmara Municipal de Duque de Caxias tem ciência disso e abre espaços para estes eventos com louvor”, destacou.

Homenageados

Homenageada no evento, Preta X, que é mulher trans, ressaltou a importância da educação na luta por direitos iguais. “A palavra-chave é educação. Desde pequena eu tive uma educação muito forte, por isso fui até o limite. Fui universitária, me formei e hoje possuo a minha própria empresa. Somente através da educação ganhamos força”, disse.

Outra homenageada foi a primeira mulher trans a integrar o quadro de funcionários de uma escola municipal em Caxias, Carolynne Borges Mansory’s. “Trabalho na Escola Municipal 21 da Abril, da Vila São Luís, e participo de projetos sociais voltados à educação, assistência social e saúde. Oportunidades há, basta que o sistema nos contemple para promover a inclusão”, afirmou.

Além delas, também receberam homenagens personalidades como Ernane Alexandre Pereira, Assessor Especial da Subsecretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio; Fernanda Fernandes, Delegada de Polícia (DEAM); Cátia Cilene dos Santos, Coordenadora do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ da Baixada e Fabiane Andrade, defensora Pública.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.