Capital
Social

Exposição na Uerj retrata resistência das favelas

A exposição que retrata a história da Faferj, estará no Centro Cultural da Uerj, no Maracanã, na zona norte, até 15 de dezembro

Compartilhe:
17 de novembro de 2023
Vinicius
Exposição na Uerj retrata resistência das favelas
Favela da Rocinha, a maior do Rio. Exposição retrata a luta da resistência das comunidades.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, na Zona Norte da capital fluminense, recebe a inauguração da exposição “O Poder das Favelas: os 60 anos da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (FAFERJ)”. A entidade foi inicialmente criada como Fafeg, um ano antes do golpe de 1964.

A exposição é parte das celebrações do sexagenário da organização, propõe lançar luz sobre essa história marcada pela resistência e recontar a trajetória de luta da Faferj em meio ao regime militar. Ao adotar uma perspectiva negra, periférica e favelada dos anos de ditadura militar, a mostra busca sensibilizar para as persistências do autoritarismo e da violência nos territórios de favelas, que continuam sendo alvos de criminalização e políticas genocidas por parte do Estado até os dias de hoje.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a FAFERJ e a PR-3/UERJ, contando com o apoio do Arquivo Nacional e da Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia.

Exposição na Uerj vai até dezembro

Foram convidados para a abertura do evento, Derê Gomes – Historiador e Diretor da Faferj; Cláudia Gonçalves de Lima – Reitora da Uerj; Rossino Diniz – Presidente da Faferj; Ana Flávia Magalhães Pinto – diretora-geral do Arquivo Nacional; Benedita da Silva – deputada federal (PT-RJ) e fundadora da FAFERJ; e pastor Henrique Vieira – deputado federal (Psol-RJ) e Vice-Líder do Governo na Câmara Federal.

A exposição que retrata a história da Faferj, estará no Centro Cultural da Uerj, que fica na Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã. Os visitantes podem conferir a exposição entre 16 de novembro e 15 de dezembro.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.