Infraestrutura
Energia

Termelétrica Marlim Azul usará gás do pré-sal

Com capacidade de 565 megawatts (MW), a usina Marlim Azul é capaz de atender ao consumo de uma população equivalente a 2,5 milhões de habitantes

Compartilhe:
24 de novembro de 2023
Vinicius
Termelétrica Marlim Azul usará gás do pré-sal
Usina Marlim Azul irá gerar 565 MW de potência. Foto: Governo do estado

Foi inaugurada em Macaé, no Norte Fluminense, a usina termelétrica Marlim Azul, a primeira usina abastecida exclusivamente com gás do pré-sal, representa um avanço significativo na matriz energética da região, evidenciado pela autorização do Governo do Estado para a construção do gasoduto conectando a produção de gás da Shell à instalação.

O governador Cláudio Castro enfatizou que a ideia é tornar o estado atrativo para todos que querem investir e ser ainda uma referência em transição energética no Brasil. “Este é um setor estratégico e fundamental para o desenvolvimento sustentável do estado”, comentou o governador.

Com capacidade de 565 megawatts (MW), a usina Marlim Azul torna-se um marco na produção de energia elétrica, capaz de atender ao consumo de uma população equivalente a 2,5 milhões de habitantes. O investimento inicial de US$ 500 milhões resultou em uma solução integrada e inovadora, interligando a produção de gás, geração e comercialização de energia elétrica.

Marlim Azul consolida Macaé como centro energético

Desde o início das obras em 2020, a termelétrica gerou mais de 1,5 mil empregos diretos, fortalecendo a economia local. Agora em operação comercial, o empreendimento consolida Macaé como um centro estratégico na produção de energia, contribuindo para a diversificação e sustentabilidade da matriz energética brasileira, de acordo com o governo do estado.

“O Brasil é um país rico em fontes da natureza, mas, ainda assim, ter a complementação do sistema renovável com a energia termelétrica é o ideal. E o gás é o principal combustível para isso. Inaugurar a Marlim Azul é um desafio muito grande para todos os envolvidos e estamos muito confiantes que podemos ser um exemplo seguido por muitos”, afirmou Bruno Chevalier, CEO da Arke Energia, empresa que investiu no empreendimento.

Estiveram ainda presentes na inauguração os secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, de Governo, Bernardo Rossi, e o subsecretário técnico de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, entre outras autoridades.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.