A Escola Municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, é a primeira escola da rede municipal da cidade da Região Serrana a contar com energia fotovoltaica, em um projeto piloto.
O sistema de energia solar da escola de Petrópolis foi inaugurado no sábado (9), com uma celebração na unidade. O investimento faz parte das intervenções da prefeitura dentro do programa Nosso Bairro, que leva ações integradas do município aos bairros.
Além do sistema de energia fotovoltaica, a escola também recebeu outras melhorias no complexo da piscina com a reforma e ampliação dos banheiros, a aquisição de dois trocadores (aquecedores) de calor e a compra de gerador de cloro; além da modernização do Laboratório de Informática. Todos os investimentos foram por meio do PGDREM, recurso direto na escola que garante intervenções nas unidades com menos burocracia e com uma gestão mais democrática.
De acordo com a prefeitura, por meio do Nosso Bairro, as unidades escolares nos bairros onde o programa já chegou também receberam um repasse extra do PGDREM para a realização de melhorias. Além disso, em janeiro a Prefeitura aumento o valor per capita estudante do PGDREM, passando de R$ 2,64 para R$ 10.
Programa de Petrópolis traz ações efetivas
O prefeito Rubens Bomtempo destacou que o programa Nosso Bairro traz ações efetivas para todas as regiões da cidade.
“Essa é mais uma ação concreta. A nova via de ligação em Pedro do Rio é uma ação concreta. O asfaltamento de mais de 25 quilômetros de vias em toda a cidade é uma ação concreta. Quem anda pelos bairros e comunidades sabe que Petrópolis está se transformando, após cinco anos de abandono e das chuvas de 2022. A inauguração do sistema de energia fotovoltaica é mais um exemplo do trabalho de verdade, pra valer, que a nossa gestão está realizando”, disse o prefeito.
“Esse sistema vai levar energia para toda a escola e também custear uma parte da energia consumida na área da piscina”, disse o vice-prefeito Paulo Mustrangi.
A secretária de Educação, Adriana de Paula, ressaltou que esse é um projeto piloto que deve se estender também para outras unidades. Já o diretor da unidade, Ney Marcos agradeceu a parceria da Prefeitura na realização das intervenções.
Mais de 200 pessoas participaram da inauguração, que contou com uma Feira Cultural – culminância dos projetos apresentados pelos alunos e alunas. A feira contou com apresentações culturais, música, teatro, dança, jogos, artesanato, grafitti e muitas outras atividades.
Os vereadores Júnior Paixão e Ronaldo Ramos também participaram da inauguração. “Vocês são responsáveis por realizar os nossos sonhos”, disse Ronaldo Ramos se referindo a comunidade escolar. “O programa Nosso Bairro trouxe o asfalto, a iluminação pública e reformas para as nossas escolas e unidades de saúde”, lembrou o vereador Júnior Paixão.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.