Por 25 anos, Fabiano Vasconcelos trabalhou na área de Petróleo. Na pandemia, viu a oportunidade de virar a chave, optando por trabalhar como corretor de imóveis, cujo registro (Creci-RJ 89.976) obteve no final do ano passado. Apesar do pouco tempo de atividade, agora ele busca uma nova rota para a sua carreira: tornar-se um perito avaliador imobiliário.
“É muito importante a gente saber avaliar um imóvel de maneira embasada em conhecimentos técnicos e fundamentado dentro do direito imobiliário”, conta Vasconcelos, formado em Administração de Empresas e hoje cursando Direito.
O corretor foi um dos 45 inscritos no Curso Regular de Avaliação Imobiliária, promovido pela Unicreci (Universidade Corporativa do Creci) em Rio das Ostras em dezembro. “O curso agrega um conhecimento muito importante para mim. Isso vai somar muito no meu currículo”, observa.
Para agregar valor ao trabalho que faz como corretora de imóveis, Adriana Furtado também fez parte da turma de Rio das Ostras. Ela buscou no curso ganhar mais segurança e fundamentação para atender os clientes e o mercado de uma forma geral.
Na avaliação dela, primeiro o curso dá embasamento para saber com segurança o que você está fazendo. Segundo, também permite fortalecer vínculos com as pessoas que querem vender um imóvel. “Você vai saber muito bem o que está fazendo, o que vai dar mais confiança e mais credibilidade ao seu trabalho”, diz Adriana, que trabalha como corretora de imóveis há quatro anos.
Assim como outros profissionais que participaram da turma, o corretor de imóveis Jones César saiu de Macaé para fazer o curso em Rio das Ostras. Seu objetivo: ficar bem preparado para melhor responder às perguntas que os clientes fazem na hora de vender um imóvel.
Segundo ele, com o curso, é possível dar ao cliente a oportunidade de contar com uma avaliação fidedigna, tendo a certeza de que o seu imóvel vai ser bem avaliado. Ou seja, é um caminho para responder as perguntas que os clientes fazem com mais responsabilidade e conhecimento.
“O curso também me traz tranquilidade de exercer a profissão de uma forma mais correta e mais aprofundada para atender o mercado com excelência”, comenta Jones César, que desde 2008 trabalha com pareceres técnicos ambientais em Macaé e se apaixonou pela profissão de corretor de imóveis.
Na corretagem de imóveis, a avaliação imobiliária é um segmento que gera muitas oportunidades. O profissional especializado pode ter uma atuação bastante extensa na área judicial, trabalhando, por exemplo, com inventários ou em questões patrimoniais, familiares e empresariais. Na área judicial também existem muitas demandas que dependem do avaliador.
“É uma formação fundamental para o corretor de imóveis, porque dá base suficiente para ele se posicionar no mercado de maneira correta em relação aos valores que vai propor para os clientes de venda”, explica Paulo Quintanilha, professor da Unicreci, para quem, se o profissional for dedicado a esta área tem uma boa oportunidade de obter ganhos interessantes.
Para Belmar Cardec da Silva, conselheiro efetivo do Creci-RJ, o curso ministrado em Rio das Ostras é mais uma iniciativa para fazer com que o corretor de imóveis possa se aprimorar na sua atividade. Assim, destaca ele, o Conselho cumpre a sua missão de levar conhecimento para todos os corretores.
“Hoje a missão do Creci-RJ é fazer com que o corretor de imóveis possa se capacitar muito mais no seu dia a dia, no seu trabalho”, ressalta Belmar Cardec, destacando a ação do Conselho para levar os cursos presenciais para uma série de cidades do Rio de Janeiro.
Com o dinamismo e a modernização do mercado imobiliário, os cursos para qualificação e capacitação dos corretores de imóveis são imprescindíveis, o que está bem definido na proposta da atuação gestão do Conselho.
“Os cursos permitem o aperfeiçoamento para que os corretores de imóveis estejam cada vez mais preparados para exercer a profissão com muita responsabilidade, trazendo, assim, segurança jurídica para os negócios imobiliários”, observa Jorge Thalles dos Santos Neves, conselheiro efetivo do Creci-RJ.
Ele cita alguns dos cursos que a Delegacia de Rio das Ostras planeja fazer em 2024: Lei do Inquilinato, Análise Documental e Neurolinguística e Oratória.
Sérgio Rodrigues, um dos delegados do Creci-RJ em Rio das Ostras, destaca a necessidade de o corretor de imóveis se preparar para atender bem o mercado e as oportunidades que surgem com os novos conhecimentos adquiridos.
“Isso é um ganho absurdo para o corretor de imóveis. Um curso desse, de avaliador imobiliário, é muito valioso, pois dá sustentação na hora de negociar com o cliente, abrindo ainda novos meios de ganhos para o profissional”, comenta o delegado.
Creci-RJ entrega doações de Natal ao Abrigo Vivendas da Fé
O Creci-RJ visitou o Abrigo Vivenda da Fé na terça-feira, dia 12 de dezembro, para entregar as doações recebidas para a Campanha Natal Solidário. A iniciativa destinou para a instituição brinquedos, roupas, materiais de higiene e alimentos não perecíveis.
O Creci-RJ contribui há mais de 11 anos com a instituição, localizada em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, que oferece abrigo a 20 crianças de até 15 anos. A diretora do Vivendas da Fé, Veronica Abreu, agradeceu muito as doações do Conselho.
“Essa iniciativa tem uma importância maravilhosa. Nós trabalhamos com crianças e adolescentes e nesse período de dezembro, eles refletem sobre família, doação, presentes. Essa partilha que o Creci-RJ faz conosco tem uma importância muito grande, que é uma forma de carinho e de amor nesse momento tão difícil que passamos”, observou.
Já a colaboradora da Delegacia da Barra, Cassiane Oliveira, disse que participar da Campanha Natal Solidário foi uma experiência maravilhosa. “É um misto de emoções! Por mais que a gente goste de fazer alguma coisa boa para alguém, isso deixa a sensação de que fazemos muito pouco, que poderíamos nos entregar um pouco mais e fazer um trabalho melhor. Foi uma coisa que despertou em mim a vontade de ajudar mais porque, se a gente não se juntar, não conseguimos nada”, comentou.
Informações para doação para o Abrigo Vivendas da Fé
De acordo com Verônica, o Abrigo passa por necessidades financeiras e carece de muitas doações. “Precisamos de arroz, feijão, óleo, açúcar entre outros mantimentos. Até de gêneros perecíveis nós necessitamos muito”, disse.
A instituição disponibiliza uma conta no Banco Itaú: Agência: 6140 – Conta: 00125-3 para receber as contribuições. Também está recebendo uma série de alimentos não perecíveis e mesmo perecíveis, além de material escolar como cadernos, lápis, cola e caneta, por exemplo.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Coluna Foco Imobiliário é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ)