Por Renata Onaindia
Especial para o Conexão Fluminense
O esforço envolvendo as três esferas do governo, juntamente com empresas aéreas, e a sociedade civil, teve como resultado a assinatura de um acordo de cooperação com a RIOgaleão, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, para fomentar incentivos ao setor aeroportuário na capital fluminense.
O investimento previsto no acordo é de R$ 120 milhõesentre Governo do Estado e Prefeitura, e de R$ 150 milhões da RIOgaleão. A expectativa é que o acordo gere 684 mil empregos no Estado do Rio de Janeiro ao longo de 10 anos — 300 mil só na capital fluminense.
Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio, destacou que esse investimento proporcionará preço no transporte de mercadorias e de pessoas mais competitivo: “ A gente viveu o maior exemplo da boa política. Conversamos com as empresas aéreas, fizemos estudos técnicos e a sociedade civil abraçou o tema central. Essa foi uma virada de página para o Rio. Um divisor de águas.”, disse o secretário.
Riogaleão destaca retomada
O presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, destacou que o número de assentos disponíveis nos voos internacionais do Galeão já retornou ao período pré-pandemia. Atualmente, o local atende 23 destinos internacionais e há planos de aumentar a cobertura. “Já fomos o aeroporto das Olimpíadas e estamos nos preparando para ser o aeroporto do G20.”, destaca Monteiro.
O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, reforçou a importância da união entre Prefeitura, governos estadual e federal, para a concretização do acordo. Atualmente, o Galeão recebe 310 voos diários, entre nacionais e internacionais: “Quero saudar o resultado do esforço. Não só para o turismo, mas para toda economia do estado. Fortalecer o Galeão não é matar o Santos Dumont.”
Os representantes das companhias aéreas destacaram a importância do Rio de Janeiro como destino turístico e conexão com cidades do país e do exterior. E que, com os investimentos na área, é possível ampliar o papel do Rio como porta de entrada no Brasil.
O prefeito Eduardo Paes destacou que o acordo é uma associação entre esferas de governo, empresas privadas e a sociedade civil em prol da geração de empregos, da economia e da melhoria para os viajantes.
“Esse é um momento muito importante para a economia fluminense. Eu e Cláudio Castro buscamos o tempo todo trabalhar em conjunto para atender a demanda do Rio. Hoje é um dia pra gente celebrar. Uma pessoa que quero agradecer é ao presidente Lula. Ele demonstrou um enorme carinho pelo Rio e entendeu o quanto era importante a sobrevivência do Galeão para o Rio. Lula aceitou o desafio e bancou essa história.”, finalizou o prefeito.
Faixa exclusiva na Linha Vermelha
A Prefeitura do Rio, por meio da CET-Rio, irá implantar uma faixa exclusiva de 2.200 metros de extensão na Linha Vermelha para acesso exclusivo de veículos à Ilha do Governador. A medida tem por objetivo ordenar o tráfego na via expressa, em função do esperado aumento dos voos previstos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e consequente aumento do fluxo viário no acesso à Ilha do Governador. A faixa exclusiva irá funcionar na pista sentido Baixada Fluminense da Linha Vermelha, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso para a Ilha do Governador.
O acesso à faixa exclusiva deverá ser feito somente por veículos provenientes da Linha Vermelha e que tenham como o destino a Ilha do Governador/Galeão. Para garantir que a faixa exclusiva seja respeitada, fiscalização eletrônica será implantada. O sistema de fiscalização será feito por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa exclusiva deverão obrigatoriamente seguir para Ilha do Governador, pois caso sigam para a Baixada, o sistema de fiscalização detectará que houve evasão da faixa exclusiva.
O início da operação da faixa exclusiva está previsto para o fim de janeiro, quando as obras do asfalto liso forem finalizadas e toda a sinalização horizontal e vertical for instalada.
A medida será tomada porque espera-se um aumento diário médio de 30% na quantidade de veículos em direção à Ilha do Governador, calculados sobre os dados do ano passado. Em 2023, um terço do fluxo diário (30.000 veículos/dia) da Linha Vermelha seguia para a Ilha do Governador, e dois terços (60.000 veículos/dia) tomava a direção da Baixada Fluminense. Com o aumento do fluxo do aeroporto, espera-se que essa balança sofra alteração, com mais veículos seguindo para a Ilha do Governador.
O conceito da faixa exclusiva é organizar os fluxos e dar maior fluidez tanto para quem vai em direção à Ilha, quanto para quem vai em direção à Baixada. Das quatro faixas existentes no trecho, apenas uma será dedicada para a Ilha do Governador, fato que não prejudicará os veículos em direção à Baixada. Além disso, a faixa exclusiva vai evitar o estrangulamento da bifurcação Ilha/Baixada, de tal modo que os veículos provenientes da faixa da esquerda não bloqueiem o acesso à Ilha e também não prejudiquem o fluxo para a Baixada.