Meio Ambiente
Meio Ambiente

Estado recolhe 80 toneladas de embalagens de agrotóxicos

Projeto de recolhimento itinerante de embalagens de agrotóxicos mantido pelo Governo do Estado conscientiza e ajuda agricultores

Compartilhe:
29 de janeiro de 2024
Estado recolhe 80 toneladas de embalagens de agrotóxicos
Programa estadual recolhe embalagens de agrotóxicos

Em 2023, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do estado recolheu 80 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação faz parte de um programa de recolhimento itinerante que visita diferentes cidades fluminenses para aumentar o acesso dos produtores rurais aos pontos de coleta das embalagens vazias.

Neste ano, a iniciativa começará em fevereiro pelo distrito de Pirauí, em Vassouras, no interior do estado. Em março, a ação será na cidade de Carapebus. O Estado do Rio conta com sete estruturas fixas para realizar as devoluções, ajudando assim os pequenos agricultores de regiões mais distantes. No entanto, a SEAPA também realiza coletas itinerantes, levando o serviço até os produtores.

“O recolhimento itinerante é uma forma de dar mais facilidade ao produtor em devolver sua embalagem vazia de agrotóxicos, no prazo de um ano a contar da data de nota fiscal. As ações acontecem em parceria com Associação dos Revendedores de Agrotóxico e já favoreceu milhares de produtores rurais”, diz.

Embalagens de agrotóxicos limpas e secas

Para participar da ação, os produtores rurais devem levar as embalagens vazias de agrotóxicos até o local da coleta. As embalagens devem estar limpas e secas, e devem ser entregues no prazo de um ano a contar da data de nota fiscal.

Após a entrega, as embalagens são encaminhadas para postos de recolhimento de todo o estado, onde são triadas e encaminhadas para recicladoras licenciadas.

Veja as próximas cidades a receber o projeto

21 de fevereiro de 2024
Local: Distrito Pirauí, no Galpão do Miro Vargas – Vassouras RJ

20 de março de 2024
Local: Praça Frei Baltazar – Centro de Carapebus 


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.