O carnaval do Rio de Janeiro tem esquema preparado pela prefeitura da capital fluminense. Cada órgão municipal terá atuação específica, desde a organização do trânsito no entorno do Sambódromo, como na coibição a vendedores ambulantes irregulares. De acordo com o presidente da Riotur, Ronnie Costa, a integração é a chave para um evento sem intercorrências.
“A operação que envolve os desfiles na Sapucaí é complexa e exige a integração de todos os órgãos públicos. Nosso desafio é entregar à população uma festa melhor a cada ano. Estamos atentos às novas demandas, o que é fundamental para a realização dos ajustes necessários. A solicitação de uma tabela fixa para os táxis que vão atuar no entorno da Sapucaí foi uma sugestão da Riotur, enviada para a Seop”, comentou.
A Secretaria de Ordem Pública do Rio (Seop), por exemplo, colocará oitocentos agentes por dia na Sapucaí, sessenta viaturas, um caminhão e oito reboques para fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares; coibir a venda de bebidas em garrafa de vidro; entre outros.
No trânsito, haverá bolsões de táxi credenciados espalhados pelas redondezas do Sambódromo, com intuito de facilitar a locomoção dos foliões para a ida e volta para suas casas. Um bolsão de táxi estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro, na mesma Avenida, sob o viaduto Trinta e Um de Março.
A Secretaria Municipal de Transportes preparou uma operação especial para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2024. A orientação é que a população planeje suas viagens com antecedência por conta das interdições que ocorrerão no entorno do Sambódromo. Com isso, linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas e táxis terão pontos de embarque no entorno da passarela do samba.
Semelhante aos anos anteriores, todas as linhas de ônibus provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul, que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.
As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
Secretaria Municipal de Saúde no carnaval
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o esquema operacional que o órgão disponibilizará durante todos os desfiles das escolas de samba no Sambódromo.
Série Ouro / Grupo Especial / Desfile das Campeãs
- Nos dias 9, 10, 11, 12 e 17 de Fevereiro
- Horários: 19h – 6h / término dos desfiles
- Seis postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e Apoteose
- 32 leitos (7 de suporte avançado de vida)
- 16 ambulâncias avançadas / dia de desfile
Desfile Mirim
- Dia 13 de Fevereiro
- Horário: 16h às 01h / término dos desfiles
- Cinco postos médicos nos setores 1, 2, 7, 10 e Apoteose
- 27 leitos (6 de suporte avançado de vida)
- Dez ambulâncias avançadas / dia de desfile
Serão ao todo 220 profissionais da coordenação, regulação, equipes de assistência, operacionais. Além do incremento de RH nos hospitais de urgência e emergência.
Recomendações da Secretaria Municipal de Saúde
- Hidratação – consumo frequente de água
- Não permaneça em jejum prolongado
- Mantenha o uso de medicamentos regulares
- Vacinação em dia
- Use camisinha
- Cuidados com produtos de maquiagem que possam causar danos à saúde
- Critério no consumo de alimentos e bebidas de procedência duvidosa
- Beba com moderação e intercale com água
- Se beber, não dirija
- Ter sempre um documento de identificação
- Lembre-se: “não” é “não”
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.