A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, foi uma das três escolhidas pelo Governo Federal para participar do programa Balcão Gov.br. A iniciativa, do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços digitais do governo, por meio de atendimentos presenciais.
O projeto piloto deve começar ainda no primeiro semestre de 2024, e ficará na Plataforma Urbana Digital do bairro da Engenhoca, um espaço municipal voltado para atividades de tecnologia. No local, usuários do sistema poderão tirar dúvidas sobre a conta gov.br com auxílio de um atendente.
Niterói e o foco na transformação de serviços digitais
A Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, enfatizou o compromisso do município com a transformação dos serviços digitais, garantindo a inclusão de todos os usuários.
“Este programa será muito importante para continuarmos avançando com justiça social, simplificando o relacionamento dos niteroienses com o governo, democratizando o acesso. É motivo de muito orgulho ver Niterói participando desse projeto piloto com um balcão todo pensado no cidadão, para que ele possa acessar os serviços que precisa sem nenhuma dificuldade”, disse.
A iniciativa inclui a capacitação dos servidores de Niterói que atuarão no local. Ao fim do programa, o Governo Federal fará uma avaliação em conjunto com os municípios para desenvolver um modelo de atendimento com foco no cidadão. A expectativa é que o programa seja expandido para outros municípios.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.