As mulheres vêm conquistando mais espaço na agricultura fluminense. Segundo um levantamento da Emater-Rio, uma em cada três propriedades rurais no Estado do Rio de Janeiro é comandada por mulheres. Os números mostram, ainda, o meio rural fluminense conta com 34 mil mulheres em um ambiente predominantemente masculino.
O Secretário de Agricultura, Dr. Flavio Ferreira, destaca que o protagonismo feminino na condução das atividades agrícolas é cada vez mais evidente. “Elas desempenham inúmeras funções consideradas essenciais para o desempenho de um trabalho com excelência, buscando tornar o agro cada vez mais forte, sustentável e inovador”, diz.
A Secretaria afirma, ainda, que investe em ações de fomento à presença feminina no campo e ressalta que elas são mais antenadas à inovação e ao uso de novas tecnologias. Uma delas é a produtora de goiabas Samiê Seabra, de Italva, na região Noroeste do estado, que, por influência do seu pai, se tornou uma mulher independente e atua à frente dos seus negócios.
“Ser protagonista envolve aprender, testar, observar e principalmente esperar. Ser uma mulher produtora traz o olhar do feminino em um lugar tão masculino que é a agricultura”, destaca a produtora.
Presença de mulheres na Floricultura chega a 50%
No setor da floricultura, as mulheres já representam metade das propriedades rurais. Elas participam da colheita, pós-colheita e plantio. A floricultura gera 18 mil empregos diretos e indiretos. É o quarto produto agrícola no PIB do estado.