A Prefeitura de Angra dos Reis, no Sul Fluminense, avança nas obras de recuperação no Bracuí, bairro que foi afetado por fortes chuvas em dezembro do ano passado. Acompanhado de secretários municipais, o prefeito Fernando Jordão realizou na segunda-feira (18) uma inspeção em obras que estão sendo executadas no rio que corta todo o bairro.
Em uma das intervenções, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas está realizando trabalhos concentrados ao longo de toda a extensão do Rio Bracuí, onde estão sendo instalados 7 km de enrocamento de pedras em suas margens, do ponto onde ele deságua até sua nascente.
Com isso, de acordo com a prefeitura, ocorrerá em um total de 14 km de proteção – somados os dois lados – com uma altura de 6 metros de enrocamento, uma estrutura feita com pedras projetada para proteger taludes e canais contra a erosão ou desgaste causado pela água. Esse método tem como objetivo prevenir futuros desbordamentos do rio a partir da triplicação de sua capacidade de vazão.
“É uma obra estruturante, planejada com o objetivo de restaurar o seu fluxo normal. Para isso, estamos aprofundando a calha do Rio Bracuí, permitindo que a água flua melhor, prevenindo inundações e trazendo mais segurança para os moradores da região da Beira-Rio”, comentou o prefeito Fernando Jordão.
Retroescavadeiras são usadas em Angra dos Reis
No maquinário das obras, retroescavadeiras estão sendo utilizadas para remover areia, pedras e lama do fundo do rio, com o objetivo de aumentar a profundidade do leito do rio em dois metros, o que contribuirá para proteger as margens do rio e as residências próximas.
“Estamos realizando uma obra muito importante no Rio Bracuí com a expertise de engenharia necessária para remodelar sua calha, alcançando a redução do leito do rio e sua completa limpeza. Este projeto reflete nosso compromisso em tornar o Bracuí uma comunidade mais segura e protegida”, frisou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.
Adicionalmente, a reforma da Estrada Beira-Rio inclui a instalação de luminárias em postes já recolocados, melhorando assim a segurança e a qualidade de vida dos residentes. Em outra frente de trabalho estão sendo construídas novas pontes na Rua Santa Clara e na Santa Rita 1, juntamente com a criação de passarelas e a recuperação das vias adjacentes de Angra dos Reis.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.