Leste Fluminense
Cidadania

Serviço garante documentação para imigrantes em São Gonçalo

Comitê trabalha junto a órgãos do governo para ampliar o acesso à documentação dos cidadãos imigrantes que residem em São Gonçalo

Compartilhe:
25 de março de 2024
Serviço garante documentação para imigrantes em São Gonçalo
Comitê trabalha para facilitar a documentação de imigrantes

Após 24 anos sem ter acesso à documentação básica para imigrantes, o morador de São Gonçalo Chan Wai Hung conseguiu obter sua Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM). A obtenção do documento foi graças ao trabalho do Comitê Gestor Municipal de Política de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, serviço oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Gonçalo.

O Comitê atua como um articulador entre órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público, Detran, CRAS, CREAS e Cartórios para garantir o direito à documentação. Somente no ano de 2023, o serviço viabilizou mais de 3 mil documentações durante ações sociais promovidas no município.

Documentação facilita vida e imigrantes

Hung, que é nacional da Grã-Bretanha, mora há mais de 35 anos em São Gonçalo. Ele possuía a documentação de migração desde 1988, porém foi roubado há 24 anos e, desde então, vem tentando conseguir nova documentação. O sucesso veio agora, quando o comitê conseguiu finalizar o processo de obtenção da CRNM, com apoio da Defensoria Pública da União.

“Por anos procurei ajuda pública e com advogados pagos por mim, mas nunca consegui minha documentação. Foram inúmeras tentativas. Até que resolvi procurar a equipe do Comitê de Sub-registro de São Gonçalo, que imediatamente deu início ao meu processo de regularização. Não tenho nem palavras para agradecer. Estou muito feliz e grato pelo serviço oferecido”, disse Chan, elogiando a ajuda do serviço aos imigrantes


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.