Economia
Direitos humanos

Firjan assina pacto pela equidade racial

Pacto de equidade promove cultura mais diversa e inclusiva. iniciativa da Firjan já agregou mais de 60 empresas em torno da causa.

Compartilhe:
09 de abril de 2024
Firjan assina pacto pela equidade racial
Momento de assinatura do pacto no evento da Firjan

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) reforçou o seu compromisso social e empresarial na busca de uma cultura mais diversa e inclusiva, com a assinatura do Pacto pela Promoção da Equidade Racial, na última sexta-feira, na capital fluminense. A cerimônia foi conduzida pelo presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Na ocasião, Caetano afirmou que a iniciativa representa um esforço conjunto e urgente que precisa ser feito entre organizações, governo, movimentos sociais e representantes da sociedade civil. “Ela reflete uma jornada que não pode retroceder na busca pela equidade de oportunidades e pela redução da desigualdade em todas as suas esferas”, disse.

Já o presidente do Pacto pela Promoção da Equidade Racial, Gilberto Costa, citou as áreas de atuação do pacto, como a formação de mulheres negras para cargos de liderança, a educação e empregabilidade da juventude negra, e a filantropia antirracista. Ao longo dos anos, o Pacto já agregou 67 empresas em sua jornada.

Firjan investe em inclusão

Segundo a Firjan, a assinatura do Pacto de Equidade Racial é uma mais das ações de promoção à diversidade. Entre elas estão o Projeto Bridge, uma parceria firmada com a Southern University, para oferecer uma vida de desenvolvimento voltada para jovens pretos e periféricos.

Outra iniciativa é a prática de gratuidade dos cursos da Firjan SENAI, que acabam atendendo a vários jovens em busca de desenvolvimento profissional. 


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.