Serviços
Direitos Humanos

Parceria foca em políticas públicas para idosos em Volta Redonda

Projeto “Chá com a Defensoria”, parceria com a prefeitura, vai viabilizar a orientação jurídica para o desenvolvimento de políticas públicas

Compartilhe:
11 de abril de 2024
Parceria foca em políticas públicas para idosos em Volta Redonda
Reuniões de Projeto desenvolverá políticas públicas para a proteção de idosos

Estreitar os vínculos com a pessoa idosa, em especial aquelas acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), através dos grupos de convivência. Esse é o objetivo das políticas públicas que serão criadas pela parceria da Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto “Chá com a Defensoria” vai viabilizar a orientação jurídica para o desenvolvimento de algumas estratégias de enfrentamento a situações de violência e/ou violações de direitos, que têm idosos como alvo. Segundo a advogada e assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Carolina Cunha, a iniciativa representa a união dos órgãos em prol da criação de políticas públicas que beneficiem essa parcela da população.

Ampliação de políticas públicas

“A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Assistência Social de Volta Redonda de mãos dadas para o fortalecimento da rede de proteção e de garantia de direitos, e na ampliação das políticas públicas para a pessoa idosa de Volta Redonda”, ressaltou a advogada.

“Através de parcerias como essa, podemos dar, cada vez mais, um atendimento de qualidade para os idosos. Assim, o nosso idoso ficará mais fortalecido, para que tenha condições de se posicionar e estar junto com a sua família. Além disso, ele poderá sobrepor as dificuldades do dia a dia. A Defensoria Pública estar junto com a gente nessa ação fortalece esse trabalho familiar e a autonomia dos nossos idosos” reforçou a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques.

Levar a Defensoria até o público

A defensora pública titular do Núcleo do 1º Atendimento de Volta Redonda, Luciene Torres Pereira, ressaltou que a ideia do projeto de políticas públicas surgiu a partir das demandas do setor. “Comecei a perceber no meu atendimento diário o volume de idosos que estavam comparecendo ao núcleo, apresentando situações de vulnerabilidade financeira, familiar e de saúde. Resolvemos que era preciso fazer o caminho inverso e tirar a Defensoria do gabinete e levar até onde o público está”, conta.

“A ideia é transformar em uma atuação coletiva, através de uma parceria com o Núcleo Individualizado, com o de Tutela Coletiva, para atender esse público que é muito grande, especialmente em Volta Redonda, onde já conhecemos as características dos idosos, que são mobilizados, instruídos e buscam seus direitos”.

Primeiro encontro no próximo dia 25

O primeiro encontro será no próximo dia 25, às 14h, no teatro do Colégio João XXIII, no bairro Retiro. Já no dia 8 de maio, às 9h, as orientações serão disponibilizadas no Cras do bairro Volta Grande. O encontro seguinte será no dia 15 de maio, às 14h, no auditório do Colégio Juarez Antunes, no bairro São Luís. O quarto encontro do “Chá com a Defensoria” será no dia 28 de maio, às 9h, no Cras do bairro Santa Cruz.

No dia 3 de junho, o evento acontece na Igreja Metodista Central de Volta Redonda (Avenida Paulo de Frontin, número 286, Aterrado), às 14h. Encerrando a agenda, no dia 13 de junho, o “Chá com a Defensoria” acontece na quadra poliesportiva do bairro Rústico, às 14h.